Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para os Leilões A-4 e A-5 /2020

14/02/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga as Notas Técnicas 0013/2020 e 0014/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica Solar Fotovoltaica Flutuante

Apresenta a tecnologia dos sistemas solares flutuantes, bem como discutir suas potenciais vantagens e desafios considerando as particularidades do Brasil.

Story Map da UHE Bem Querer

O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais

Nota Técnica recomenda a implantação do terceiro banco de autotransformadores 500/230 kV da subestação (SE) Janaúba 3, proporcionando maior capacidade de escoamento para o potencial de energia solar nas regiões de Janaúba e Jaíba.