Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE disponibiliza o Caderno de Demanda de Eletricidade

16/04/2018 - Os estudos de demanda deste Caderno foram balizados por três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.

EPE disponibiliza Boletim Técnico da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do SIN para o período 2018-2022

13/04/2018 - Este informe tem como objetivo apresentar os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizadas em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, com participação do Ministério de Minas e Energia – MME.

PSR deve entregar até junho estudos sobre custos de fontes de geração

05/04/2018 - PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA O estudo sobre os reais custos e benefícios das fontes de geração de energia elétrica no Brasil, que está sendo feito pela PSR, deve ficar pronto em junho. Na última terça-feira, 3 de abril, foi realizado na sede da Empresa de Pesquisa Energética, no Rio de Janeiro (RJ), um Workshop em parceria com o Instituto Escolhas e o Instituto Clima e Sociedade, em que foram apresentados os resultados parciais do estudo. O resultado vai auxiliar na preparação da EPE para a elaboração de estudos de sistemas futuros. “Ele traz elementos para o aperfeiçoamento da discussão do processo de estudos de planejamento”, afirma Luiz Augusto Barroso, presidente da EPE.

Últimas publicações da área de atuação

Estudo de Refinamento do Mapeamento da Área Potencial de Telhados de Edificações Residenciais no Brasil

Estudo de um refinamento da metodologia desenvolvida em 2012 nos pontos a, b e c. Com a finalidade de aprimorar a robustez dessa metodologia, serão utilizadas bases de dados em 3D para o Rio de Janeiro, bem como técnicas de sensoriamento remoto.

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados

A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março, inseriu novidades na apresentação do planejamento do atendimento dos mercados consumidores nos Sistemas Isolados.

Caderno de Demanda de Eletricidade

Os estudos de demanda deste caderno foram balizados po três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.