Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Encerradas as inscrições para o Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME)

08/03/2018 - Estão encerradas as inscrições para o Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME).

EPE apresenta cenários econômicos para os próximos 15 anos

15/02/2018 - A EPE apresenta o Caderno de Economia, publicação que visa a descrever possíveis cenários de crescimento econômico para o período de 2018 a 2032, bem como as premissas necessárias para alcançá-las. Com isso, a EPE traz referências que devem balizar os próximos estudos de planejamento energético.

Resenha Mensal: Consumo de energia elétrica aumenta 1,7% em dezembro, a variação em 2017 foi de +0,8%

31/01/2018 - Em dezembro, o consumo Industrial cresceu 4,4%, com destaques para os ramos Metalúrgico (+11,0%), Fabricação de produtos de borracha e plástico (+6,8%) e Automotivo (+6,6%), e para as regiões Sudeste (+5,6%), Sul (+4,3%) e Centro-Oeste (+5,2%). Na classe Comercial a alta foi de 1,4%, com crescimento em todas as regiões. Na classe Residencial, clima e ciclo de faturamento fizeram o consumo crescer 0,3%.

Últimas publicações da área de atuação

Coleta Direta de Informações dos Consumidores Livres

A EPE realiza anualmente a Coleta Direta de Informações dos Consumidores Livres. Neste ano de 2018, a coleta foi remodelada para facilitar o preenchimento e o envio por parte do consumidor, e a leitura por parte da EPE.

BEN - Séries Históricas Completas

Séries Históricas Completas a partir do ano de 1970 do Balanço Energético Nacional.

Caderno de Demanda de Eletricidade

Os estudos de demanda deste caderno foram balizados po três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.