Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Encerradas as inscrições para o Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME)

08/03/2018 - Estão encerradas as inscrições para o Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME).

EPE apresenta cenários econômicos para os próximos 15 anos

15/02/2018 - A EPE apresenta o Caderno de Economia, publicação que visa a descrever possíveis cenários de crescimento econômico para o período de 2018 a 2032, bem como as premissas necessárias para alcançá-las. Com isso, a EPE traz referências que devem balizar os próximos estudos de planejamento energético.

Resenha Mensal: Consumo de energia elétrica aumenta 1,7% em dezembro, a variação em 2017 foi de +0,8%

31/01/2018 - Em dezembro, o consumo Industrial cresceu 4,4%, com destaques para os ramos Metalúrgico (+11,0%), Fabricação de produtos de borracha e plástico (+6,8%) e Automotivo (+6,6%), e para as regiões Sudeste (+5,6%), Sul (+4,3%) e Centro-Oeste (+5,2%). Na classe Comercial a alta foi de 1,4%, com crescimento em todas as regiões. Na classe Residencial, clima e ciclo de faturamento fizeram o consumo crescer 0,3%.

Últimas publicações da área de atuação

Caderno de Demanda de Eletricidade

Os estudos de demanda deste caderno foram balizados po três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.

Caderno de Economia

O Caderno de Economia visa a descrever possíveis cenários de crescimento econômico, bem como as premissas necessárias para alcançá-las. Com isso, a EPE traz referências que devem balizar os próximos estudos de planejamento energético

BEN - Séries Históricas Completas

Séries Históricas Completas a partir do ano de 1970 do Balanço Energético Nacional.