Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

Termelétricas a biomassa nos leilões de energia: EPE publica estudo sobre as características técnicas dos empreendimentos e resultados dos últimos leilões

05/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Nota Técnica retratando o perfil dos projetos termelétricos a biomassa nos leilões de energia no Brasil eólicos no Brasil, a partir dos dados consolidados dos projetos cadastrados na EPE para participação nos leilões de energia.

EPE realiza Workshop: Recursos Energéticos Distribuídos - PDE 2029

30/10/2019 - No último dia 24/10 a EPE apresentou seus estudos sobre eficiência energética, aquecimento solar, autoprodução não-injetada, mini e microgeração distribuída, baterias e desenho de mercado, destacando a importância dos RED no planejamento energético e na redução dos requisitos de geração do Sistema Elétrico Nacional.

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

Últimas publicações da área de atuação

Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

A EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol"

Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

O Informe Técnico “Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados” é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

Informe – Inventário do Biogás na Pecuária Bovina

Com o objetivo de encontrar soluções para a diversificação da matriz energética Brasileira e garantir o acesso à energia, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a EPE lança um informe com o potencial do biogás na pecuária bovina.