Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE participa de fórum global sobre energia limpa

06/06/2019 - O encontro promovido pela Clean Energy Ministerial (CEM) e pela Mission Innovation (MI) aconteceu de 27 a 29 de maio em Vancouver, Canadá. O presidente da EPE, Thiago Barral, representou o Brasil e liderou a delegação pelo segundo ano consecutivo das reuniões.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE realiza o Workshop "Usinas Híbridas no SIN"

16/05/2019 - No dia 15 de maio de 2019 ocorreu o Workshop "Usinas Híbridas no SIN", organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, reunindo mais de 90 participantes, de diversos setores, no auditório da EPE. O evento teve o intuito de nivelar conceitos sobre usinas híbridas por meio de apresentações e debates entre os diferentes agentes do setor, a fim de proporcionar uma participação mais qualificada na Consulta Pública da ANEEL sobre o tema, prevista para acontecer este ano.

Últimas publicações da área de atuação

Estudo Ambiental de Área Sedimentar do Solimões

O Estudo Ambiental de Área Sedimentar (EAAS) da Bacia Sedimentar Terrestre do Solimões tem como principal objetivo o mapeamento de áreas aptas e não aptas às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região do rio Solimões.

Estudos Socioambientais para o Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Trombetas

Estudos Socioambientais para o Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Trombetas