Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 1º semestre

23/03/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 1º semestre”.

Audiências Públicas da UHE Castanheira são adiadas

21/03/2018 - Informamos à população de Juara e Novo Horizonte do Norte que as audiências públicas da UHE Castanheira agendadas para os dias 21 e 22 de março foram canceladas, por decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA-MT, em 19/03/2018. Segundo manifestação do órgão no ofício n°019/CLEIA/SUIMIS/SEMA-MT as audiências serão remarcadas em um prazo de 30 dias.

EPE participa da reunião promovida pela ANEEL sobre a Iniciativa ECOSUD/Brasil.

09/03/2018 - No dia 8 de março, a ANEEL promoveu reunião que teve como objetivo a apresentação e a discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD/Brasil.

Últimas publicações da área de atuação

Estudo de Refinamento do Mapeamento da Área Potencial de Telhados de Edificações Residenciais no Brasil

Estudo de um refinamento da metodologia desenvolvida em 2012 nos pontos a, b e c. Com a finalidade de aprimorar a robustez dessa metodologia, serão utilizadas bases de dados em 3D para o Rio de Janeiro, bem como técnicas de sensoriamento remoto.

Estudo de Atendimento às Regiões de Mossoró, Aracati e Fortaleza

A EPE disponibiliza relatório que apresenta o "Estudo de Atendimento às Regiões de Mossoró, Aracati e Fortaleza.

Balanço Energético Nacional 2017

Publicação anual, de competência da EPE, cuja finalidade é contabilizar a oferta e demanda de energia elétrica no Brasil. Fruto de extensa pesquisa, o BEN constitui-se como base de dados para os estudos relacionados ao planejamento energético nacional.