Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

06/12/2018 - Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o “CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético”. O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Estudo sobre a Economicidade do Aproveitamento dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro para Produção de Biometano

20/08/2018 - No ano de 2014, a EPE publicou conjunto de estudos sobre aproveitamento energético de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). As notas técnicas DEA 16/14 e 18/14 intituladas respectivamente “Economicidade e Competitividade do Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos” e “Inventário Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos” buscaram analisar as possibilidades de aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos. Na ocasião, as rotas tecnológicas consideradas para quantificação foram a incineração e a produção de biogás em biodigestores anaeróbios.

EPE mapeia potencial energético da biomassa lenhosa no Brasil

20/08/2018 - A EPE tem buscado dar visibilidade ao potencial de aproveitamento energético de resíduos, seus benefícios e as principais barreiras que restringem seu desenvolvimento no país. Nesse sentido, a EPE lança o estudo “Potencial Energético de Resíduos Florestais do Manejo Sustentável e de Resíduos da Industrialização da Madeira”, através da Nota Técnica EPE 17/18. Este estudo foi encomendado pela Casa Civil da Presidência da República, tendo sido elaborado em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Últimas publicações da área de atuação

NT Estudo sobre a Economicidade do Aproveitamento dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro para Produção de Biometano

Tendo em vista o potencial de utilização do biometano e as novas possibilidades de modelos de negócios, objetivou-se neste estudo avaliar economicidade de empreendimentos de produção de biometano a partir de biogás de aterro.

Estudo Potencial Energético de Resíduos Florestais do Manejo Sustentável e de Resíduos da Industrialização da Madeira

Estudo “Potencial Energético de Resíduos Florestais do Manejo Sustentável e de Resíduos da Industrialização da Madeira”, através da NT EPE 17/18.

Estudo de Refinamento do Mapeamento da Área Potencial de Telhados de Edificações Residenciais no Brasil

Estudo de um refinamento da metodologia desenvolvida em 2012 nos pontos a, b e c. Com a finalidade de aprimorar a robustez dessa metodologia, serão utilizadas bases de dados em 3D para o Rio de Janeiro, bem como técnicas de sensoriamento remoto.