Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

Últimas publicações da área de atuação

Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

O Informe Técnico “Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados” é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2018

Nessa edição especial de dez anos, destacam-se os recordes na produção de etanol e biodiesel. Uma nova seção acompanhará as ações do RenovaBio. O artigo final avalia a evolução do papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2017

Sobressai o maior licenciamento de veículos leves após quatro quedas consecutivas. O artigo final destaca a promulgação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), avaliando objetivos, desdobramentos e contribuições da EPE para seu êxito.