Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE participa da Argus South America Motor Fuels Conference

15/04/2019 - A Argus South America Motor Fuels Conference aconteceu nos dias 4 e 5 de abril de 2019, em São Paulo. A Analista de Pesquisa Energética Rachel Henriques e o Consultor Técnico I da área de Biocombustíveis Rafael Araujo participaram do evento em nome da EPE.

EPE participa do XXV Seminário de Engenharia de Energia

09/04/2019 - A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreria Coelho, participou, no dia 05/04/2019, do evento XXV Seminário de Engenharia de Energia como palestrante do tema “Planejamento e Perspectivas para o setor Sucroenergético”.

EPE promove 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País

03/04/2019 - No dia 29 de março de 2019, foi realizado pela Empresa de Pesquisa Energética o 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País, com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGÁS) e de Transportadores de Gás Natural (TBG, NTS, TSB).

Últimas publicações da área de atuação

Investimentos e Custos Operacionais e de Manutenção no Setor de Biocombustíveis

Apresenta a metodologia de cálculo, premissas e estimativas de investimentos e custos operacionais e de manutenção relativas ao etanol de cana-de-açúcar, etanol de milho, biodiesel e biogás, para o período de 2018 – 2030.

Estocagem Subterrânea de Gás Natural – Aspectos Gerais, Regulatórios, Estimativa de Custos e Simulação

Esta Nota Técnica tem como objetivo analisar a experiência internacional acerca da atividade de ESGN.

Relatório Especial em Inglês sobre a Conjuntura da Indústria Petrolífera Brasileira

O relatório no link abaixo realça como fatos e eventos relevantes impulsionaram o desenvolvimento do setor de petróleo no País.