Planejamento Energético

A EPE tem como competência elaborar estudos e análises que nortearão as escolhas do Estado com vistas à promoção da prestação eficiente do serviço público e do desenvolvimento eficaz de todo o setor de energia, para melhor atender o bem-estar social, o interesse coletivo e o desenvolvimento sustentável.

A partir das definições das diretrizes de política energética, se desenvolvem os estudos e as pesquisas que irão efetivamente nortear o desenvolvimento do setor energético. Esse conjunto de estudos e pesquisas, quando sistematizados e continuados, constitui o ciclo de planejamento energético integrado e produzem instrumentos importantes para ações e monitoramento, como os planos decenais, planos de longo prazo, boletins e resenhas periódicas, análises de conjuntura e estudos específicos.

Os resultados desses estudos e pesquisas são utilizados diretamente no outro grupamento de análises, com ênfase na formulação e na avaliação de alternativas para atendimento dos serviços energéticos do país, em especial, no elenco de projetos e na elaboração de um plano de ação comercial – por exemplo, através dos leilões de geração e transmissão de energia elétrica- para a viabilização da expansão da oferta de energia, conforme as diretrizes, princípios e metas definidos, em geral, pela União através dos órgãos competentes, como o Conselho Nacional de Política Energética e o Ministério de Minas e Energia.

Os estudos e pesquisas associados às etapas de planejamento energético podem ser divididos, para fins didáticos, em metodologias e estudos de planejamento.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 


Últimas Notícias da área de atuação

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

14/02/2020 - O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica Solar Fotovoltaica Flutuante

Apresenta a tecnologia dos sistemas solares flutuantes, bem como discutir suas potenciais vantagens e desafios considerando as particularidades do Brasil.

Story Map da UHE Bem Querer

O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais

Nota Técnica recomenda a implantação do terceiro banco de autotransformadores 500/230 kV da subestação (SE) Janaúba 3, proporcionando maior capacidade de escoamento para o potencial de energia solar nas regiões de Janaúba e Jaíba.