EPE publica Boletim Técnico: Carga, Mercado e Geração de Energia Elétrica do Sistema Interligado Nacional - Síntese 2017

Este Boletim tem como objetivo apresentar os resultados da carga e do consumo de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE/MME, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE para o ano de 2017, incluindo também a geração observada pela CCEE.

Apesar das diferenças nos resultados obtidos pelas três instituições, em razão das diferenças conceituais entre as grandezas acompanhadas por cada uma delas, observa-se que a Carga Global (ONS), a Geração e Consumo no ponto de conexão (CCEE) e o Consumo na Rede (EPE), todos registraram um ligeiro aumento em 2017.

Os resultados são explicados tanto pelo efeito estatístico de base baixa de 2016, quanto pela suave evolução da economia nacional. De fato, embora a conjuntura econômica ainda apresente dificuldades, a percepção é que está progredindo de maneira lenta e gradual com alguns sinais de recuperação, entre os quais, a queda da inflação, o recuo da taxa de juros, a diminuição do desemprego, o aumento das importações, o avanço da produção industrial no ano (IBGE), entre outros.

Boletim Técnico - Carga e Mercado - Síntese 2017


Notícias Relacionadas

CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

06/12/2018 - Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o “CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético”. O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Definição das Características Elétricas para o Leilão de Suprimento a Roraima - Margens de Escoamento, Correntes de Curto-Circuito e Requisitos Elétricos Mínimos

03/12/2018 - Em Outubro de 2018 o Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em Consulta Pública a minuta de portaria que estabelece as diretrizes para o Leilão com vistas a aquisição de energia e potência para garantir o suprimento do mercado consumidor de Boa Vista e Localidades Conectadas.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2019 a 2023

30/11/2018 - A a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, divulgou, em conjunto com o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2019 (2019-2023). A expectativa é que o crescimento da carga para o Sistema Interligado Nacional (SIN) seja de 3,6% para 2019, sendo que nos próximos cinco anos a previsão é de um aumento de 3,7% ao ano

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,1% em relação ao mesmo mês de 2017.

30/11/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 39.742 GWh em outubro, com variação de +1,1% em relação ao mesmo mês de 2017. Conforme as regiões geográficas, houve crescimento no Nordeste (+3,3%), no Sudeste (+1,0%), no Sul (+0,7%) e no Centro-Oeste (+5,6%) e retração no Norte (-6,9%). Dentre as principais classes de consumo, o destaque em outubro foi a residencial, com alta d e 2,1%. Houve progressos na classe comercial (+1,1%) e na industrial (+0,8%).

EPE publica a revisão do Manual do AEGE para Empreendedores

28/11/2018 - A EPE publica revisão do “Manual para Empreendedores”, documento que visa orientar os agentes interessados em relação à utilização do Sistema AEGE para inserção das informações de projetos de geração. Além de uma revisão geral do texto e de sua estrutura, foram também incluídas instruções relativas ao acompanhamento e às alterações de características técnicas dos empreendimentos após a venda de energia, fase denominada de “Pós-Leilão”.