EPE publica Boletim Técnico: Carga, Mercado e Geração de Energia Elétrica do Sistema Interligado Nacional - Síntese 2017

Este Boletim tem como objetivo apresentar os resultados da carga e do consumo de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE/MME, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE para o ano de 2017, incluindo também a geração observada pela CCEE.

Apesar das diferenças nos resultados obtidos pelas três instituições, em razão das diferenças conceituais entre as grandezas acompanhadas por cada uma delas, observa-se que a Carga Global (ONS), a Geração e Consumo no ponto de conexão (CCEE) e o Consumo na Rede (EPE), todos registraram um ligeiro aumento em 2017.

Os resultados são explicados tanto pelo efeito estatístico de base baixa de 2016, quanto pela suave evolução da economia nacional. De fato, embora a conjuntura econômica ainda apresente dificuldades, a percepção é que está progredindo de maneira lenta e gradual com alguns sinais de recuperação, entre os quais, a queda da inflação, o recuo da taxa de juros, a diminuição do desemprego, o aumento das importações, o avanço da produção industrial no ano (IBGE), entre outros.

Boletim Técnico - Carga e Mercado - Síntese 2017


Notícias Relacionadas

EPE realiza reuniões em Roraima

25/03/2019 - A equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi recebida no dia 22 de março pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, e membros do governo estadual, em Boa Vista. A EPE está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental da usina hidrelétrica Bem Querer, no Rio Branco, e na reunião os técnicos puderam apresentar o estágio atual desses estudos e as etapas do projeto.

Presidente da EPE ministra aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

25/03/2019 - Aconteceu hoje, às 14h, na Cidade Universitária do Fundão, O presidente da EPE, Thiago Barral, ministrou hoje a aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.

EPE participa do debate de governança do mercado livre de energia

21/03/2019 - Casos de comercializadoras que não entregaram o que venderam trouxeram à tona temas essenciais para o desenvolvimento do mercado livre de energia, incluindo avançar em uma solução efetiva ao risco hidrológico – mais conhecido como GSF (Generation Scaling Factor) –, em uma nova governança e em maior transparência. Esses foram os principais pontos em análise no club meeting promovido pelo GRI Club Infra nesta quarta-feira, 20/03, no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo.

EPE apresenta relatório técnico à prefeitura de Iracema

20/03/2019 - Representantes técnicos da EPE - Empresa de Pesquisa Energética foram recebidos pelo chefe de gabinete Waldemir Sousa na manhã desta terça-feira, 19 de março, para tratar de assuntos relacionados a continuidade da elaboração do relatório ambiental e social que dará o aval ou não da expedição da licença prévia para construção da hidrelétrica bem querer.

EPE participa do Workshop de Infraestrutura – Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica

20/03/2019 - Chuvas abaixo da média e mudanças estruturais no setor elétrico têm causado impactos relevantes nos geradores hidrelétricos, no funcionamento do mercado e no bolso dos consumidores. Diante desse cenário, a Federação das Indústria de São Paulo ( fIESP) organizou um workshop para discussão de ajustes no atual modelo regulatório e de aperfeiçoamentos na formação de preços, na alocação de riscos e na operação do sistema.