A Empresa de Pesquisa Energética publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2019

A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (Workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2019 (Ano base 2018), nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica nos últimos cinco anos. Em 2018, o consumo de eletricidade na rede no país cresceu 1,6% em relação a 2017, que já tinha sofrido um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior, alcançando 474,82 TWh, mantendo o Brasil entre os dez maiores consumidores do mundo. As regiões Sudeste e Centro-Oeste lideraram o crescimento com taxas, respectivamente, de 2,7% e 3,0%, com a região Sudeste sendo a região de maior participação no consumo na rede do país, representando praticamente 50% do total. O setor industrial segue sendo o maior consumidor, com quase 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%.

O Anuário é produzido a partir dos dados coletados junto aos agentes participantes do setor elétrico brasileiro, especialmente as concessionárias de distribuição de eletricidade e os grandes consumidores livres, os quais são consolidados pela EPE e apresentados em tabelas em diversas segmentações: por regiões, estados, subsistemas elétricos, classes de consumo, tensão de fornecimento, dentre outras. EPE registra aqui seu agradecimento às empresas e seus representantes pela cooperação na execução desse trabalho.

O Anuário também traz compilação de dados de carga do Sistema Interligado Nacional e Sistemas Isolados, fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, de preços e tarifas obtidos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, de onde também se obtêm os dados de número de agentes participantes do mercado de contratação livre.

Além disso, um dos capítulos é dedicado ao contexto internacional, no qual se busca situar o Brasil em relação aos demais países e regiões do mundo, para o que se toma por base os dados disponibilizados pela U.S. Energy Information Administration – EIA, bem como dados de geração elétrica do Balanço Energético Nacional – BEN, estes também produzidos pela EPE.

As estatísticas disponibilizadas no Workbook consolidam as informações de consumo publicadas em caráter preliminar nas edições mensais da Resenha do Mercado. Esta publicação é resultado do trabalho conjunto com os agentes do setor, realizado no âmbito da Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica – COPAM, sob a coordenação da EPE e com participação de agentes de distribuição, ONS e CCEE. 

Na tabela abaixo estão sintetizados os dados de 2018 conforme as regiões geográficas e principais classes de consumo. 

tabela anuario.png

Em sequência, será disponibilizado no site da EPE a versão interativa do Anuário de Energia Elétrica 2019, ano Base 2018.

Notícias Relacionadas

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.

Planejamento Anual da Operação Energética 2020-2024

04/12/2019 - O ONS, a EPE e a CCEE apresentam as previsões de carga referentes ao Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2020 (2020-2024).

EPE promove o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”

03/12/2019 - No dia 28/11, a EPE, o MME e a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveram o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do “Atlas de Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores”, que contém o monitoramento do progresso da eficiência energética no país ao longo dos anos.