Agenda Internacional: Atividades e Resultados em 2018 são apresentados pela EPE

A EPE criou em 2018 sua área internacional (Núcleo de Coordenação da Agenda Internacional), como forma de fortalecer e coordenar a atuação da empresa junto a entidades, parceiros e iniciativas internacionais, em linha com o Planejamento Estratégico. Buscou-se, assim, aperfeiçoar a articulação institucional e orientar os esforços de forma eficiente.

Privilegiando a transparência pública, o resultado desse esforço está apresentado no relatório que a EPE disponibiliza no link abaixo, com os principais destaques da atuação da EPE na agenda internacional. Estão identificados os principais parceiros, temáticas e atividades desempenhadas ao longo de 2018, resultando em 30 ações de capacitação, 19 apresentações feitas no exterior e mais de 45 reuniões/eventos com parceiros internacionais no Brasil, com destaque para os temas de energias renováveis, eficiência energética, biocombustíveis, gás natural e energia nuclear.

Entre os destaques, estão os trabalhos com a cooperação alemã, a colaboração com a Agência Internacional de Energia, Plataforma Biofuturo, NREL e Agência Internacional de Energia Atômica. Também se destaca a criação do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia, com apoio da CEPAL e países latino-americanos, e a articulação brasileira no âmbito das iniciativas globais Mission Innovation e Clean Energy Ministerial.

Dessa forma, o planejamento energético brasileiro sai fortalecido, com maior acesso às melhores práticas e ferramentas disponíveis no mundo e maior projeção internacional das nossas próprias soluções inovadoras para os imensos desafios enfrentados na transição energética que o mundo vive na atualidade.

Você pode acessar e baixar o relatório clicando neste link.

Relatório Agenda Internacional 2018.jpg

Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019 e bate recorde de oferta com mais de 100 GW

11/06/2019 - Foi concluído nesta terça-feira, 11/06/2019, às 12h00, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 222, de 06 de maio de 2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW.

EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

10/06/2019 - A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor.

Usinas Híbridas: EPE Publica a Nota Técnica “Usinas Híbridas no Contexto do Planejamento Energético”

07/06/2019 - Dando prosseguimento à discussão sobre usinas híbridas, iniciada pelas Notas Técnicas “Avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaicas - Proposta metodológica e estudos de Caso”, e “Usinas Híbridas - Uma análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais relevantes ao planejamento”, e continuada no Workshop “Usinas Híbridas no SIN”, esta Nota Técnica traz ao debate questões levantadas recentemente, após a publicação dos documentos anteriores, sobre as chamadas usinas híbridas.

EPE Atualiza e disponibiliza as Séries Históricas Completas do BEN

06/06/2019 - Já estão atualizadas e disponívei; as Séries Históricas Completas a partir do ano de 1970. Uma novidade desta atualização é que nestas séries históricas todo o fluxo referente ao Biodiesel está explicitada nas tabelas.

Resenha Mensal: queda de 2,9% no consumo de energia elétrica em abril.

31/05/2019 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 39.534 GWh em abril, mostrando variação negativa de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde junho de 2018.