Notícias

​Aqui você encontra uma seleção de notícias geradas pela assessoria de comunicação da EPE, com a finalidade de divulgar eventos, publicações, entre outros acontecimentos.

Filtrar

CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

06/12/2018 - Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o “CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético”. O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Planejamento Energético Meio Ambiente

EPE mapeia potencial energético da biomassa lenhosa no Brasil

20/08/2018 - A EPE tem buscado dar visibilidade ao potencial de aproveitamento energético de resíduos, seus benefícios e as principais barreiras que restringem seu desenvolvimento no país. Nesse sentido, a EPE lança o estudo “Potencial Energético de Resíduos Florestais do Manejo Sustentável e de Resíduos da Industrialização da Madeira”, através da Nota Técnica EPE 17/18. Este estudo foi encomendado pela Casa Civil da Presidência da República, tendo sido elaborado em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Comunicação e Imprensa (Clipping) Planejamento Energético Meio Ambiente Produtos/Publicações da EPE

Estudo sobre a Economicidade do Aproveitamento dos Resíduos Sólidos Urbanos em Aterro para Produção de Biometano

20/08/2018 - No ano de 2014, a EPE publicou conjunto de estudos sobre aproveitamento energético de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). As notas técnicas DEA 16/14 e 18/14 intituladas respectivamente “Economicidade e Competitividade do Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos” e “Inventário Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos” buscaram analisar as possibilidades de aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos. Na ocasião, as rotas tecnológicas consideradas para quantificação foram a incineração e a produção de biogás em biodigestores anaeróbios.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Produtos/Publicações da EPE Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Meio Ambiente Planejamento Energético

EPE participa do 4º Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

28/06/2018 - Começou nesta quinta-feira, 28 de junho, a 4ª edição do Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O evento estava na agenda de 2018 do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para os dias 28 e 29 de junho.
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Meio Ambiente Planejamento Energético Comunicação e Imprensa (Clipping)

EPE apresenta perspectivas para setor fotovoltaico em evento promovido pela APEX e ABINEE na Intersolar Europe 2018

28/06/2018 - No último dia 21 de junho, em Munique, Alemanha, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Thiago Barral, participou do evento “Invest in Brasil: Photovoltaics – Seminar and Matchmaking”, onde apresentou as principais perspectivas do planejamento energético para a fonte solar fotovoltaica no país.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Meio Ambiente Planejamento Energético

EPE participa de palestra no Clube de Engenharia

22/06/2018 - Na noite de quarta-feira o Clube de Engenharia recebeu o analista da EPE, Gabriel Konzen, para ministrar uma palestra sobre energia fotovoltaica para a comunidade do Clube. Semanalmente, o Clube convida especialistas de diferentes áreas para abordar algum tema de interesse da comunidade de engenheiros e da sociedade.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Meio Ambiente Planejamento Energético

EPE ​participa do Primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica realizado pelo ONS

21/06/2018 - Evento contou com apresentações do ONS, ABSOLAR, EPE, INPE, UFSC e Universidade da Califórnia. O ONS promoveu, no dia 11 de junho de 2018, o primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica. O evento, preparado pelas equipes das gerência de Metodologias e Modelos Energéticos (PE/PEM) e de Recursos Hídricos e Meteorologia (PR/PRH), sob a coordenação da Engenheira Maria Cândida Abib Lima, foi dirigido ao público interno, mais precisamente com o objetivo de adensar o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento do previsor de geração de energia solar fotovoltaica pela PE/PEM. Foram também convidados a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o CEPEL, tendo também a participação da Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Energia Elétrica Meio Ambiente Planejamento Energético

Seminário propõe debate sobre exploração de recursos de baixa permeabilidade

04/06/2018 - Muito tem sido discutido sobre a importância da reativação do ambiente onshore no Brasil, especialmente com o lançamento do programa REATE. Essa discussão abre a porta para um mercado quase totalmente novo: a exploração de recursos de baixa permeabilidade e reacende a necessidade de se discutir, de forma isenta e transparente, sua exploração no Brasil.
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Planejamento Energético Comunicação e Imprensa (Clipping) Meio Ambiente

Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 1º semestre

23/03/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 1º semestre”.
Energia Elétrica Leilões Meio Ambiente Produtos/Publicações da EPE Planejamento Energético

Audiências Públicas da UHE Castanheira são adiadas

21/03/2018 - Informamos à população de Juara e Novo Horizonte do Norte que as audiências públicas da UHE Castanheira agendadas para os dias 21 e 22 de março foram canceladas, por decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA-MT, em 19/03/2018. Segundo manifestação do órgão no ofício n°019/CLEIA/SUIMIS/SEMA-MT as audiências serão remarcadas em um prazo de 30 dias.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Meio Ambiente