Artigo aceito para apresentação oral na International Conference on Biofuels and Bioenergy

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) teve artigo aceito no BBC 2019 – International Conference on Biofuels and Bioenergy. A conferência reúne renomados cientistas, tomadores de decisão, empreendedores e pesquisadores de instituições e universidades, incluindo o National Renewable Energy Laboratory (USA), o Joint Bioenergy Institute (USA), o Lawrence National Laboratory (USA), além de universidades americanas, europeias e asiáticas.

A EPE foi honrada com a indicação de uma apresentação oral para o seu artigo na sessão de Bioeconomy. O trabalho aborda o modelo concebido pela Área de Biocombustíveis da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis denominado "Modelo do Preço do CBIO". O CBIO é o crédito de descarbonização criado pelo programa RenovaBIO. Tal modelo estima uma série de indicadores, dado um cenário econômico e de demanda e oferta de combustíveis fósseis e biocombustíveis, além de uma determinada meta de redução na intensidade de emissões. Este modelo foi elaborado pelo Grupo de Modelagem desta Diretoria, criado para buscar soluções de modelagem econômica e modelos para auxílio à tomada de decisão. 

Saiba mais sobre o evento e os plaestrantes, clique aqui


Notícias Relacionadas

EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/05/2019 - A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM correu nos dias 09 e 10 de maio. Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 2 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

22/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 2 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.

Leilão A-6 de 2019: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2019. O Informe Técnico nº 030/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.