CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o "CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético". O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Com isso, o evento reuniu especialistas e interessados discutir estratégias, ferramentas, metodologias, modelos de planejamento energético para uma integração segura e economicamente viável de cada vez mais energias renováveis não controláveis, conhecidas como "VRE" – Variable Renewable Energy, notadamente energia solar fotovoltaica e eólica.  Além disso, o evento contou com apoio da Agência Internacional de Energia (IEA), de que o Brasil é associado desde outubro de 2017, e da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional). O evento também contou com participação especial do ONS - Operador Nacional do Sistema, e do NREL - National Laboratory for Renewable Energy (Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA).

Participaram, além das instituições acima, representantes de empresas de geração e distribuição, associações do setor, consultorias, universidades, bancos, dentre outros.

Foi possível identificar uma diversidade de desafios para o planejamento energético relacionados às tecnologias emergentes, que por sua vez alteram o perfil da geração, do uso das redes de transmissão e distribuição, bem como os modelos de negócio, arcabouço regulatório, comportamento do consumidor, etc.

Com este evento, a EPE reforça seu compromisso com uma ampla discussão qualificada dos desafios para a inserção de renováveis no sistema elétrico e consolida importantes parcerias com entidades e iniciativas nacionais e internacionais para a troca de experiências em planejamento energético.

A agenda do evento pode ser acessada por este link.

As fotos do evento estão disponíveis e podem ser acessadas por este link.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis abaixo:

21/nov

Sessão 1: Oferta de Energia

Jorge Trinkenreich, Superintendente de Planejamento de Geração, EPE   "A Brazilian perspective on system integration of renewables"

Francisco Martinez-Conde, Ministério de Energia do Chile “Renewable Energy Integration"

Sessão 2: Demanda de Energia

Andreas Ehrenmann, Diretor do Departamento de Economia da Energia, Tractebel Engie  (Esta apresentação será disponibilizada em breve)

Riccardo Bracho, Senior International Program Manager, NREL

Sessão 3: Adaptando o Planejamento

Ruben Chaer, Diretor de Despacho, Administración del Mercado Eléctrico del Uruguay (ADME) "Adjusting energy planning practices: Examples from Uruguay"

Geraldo Andrade, Gerente Sênior, GE Energy Consulting (GE Power) "System approach for renewables integration studies: Hawaii case"

Sessão 4:  Explorando novas abordagens de planejamento e modelagem

Simon Mueller, Chefe da Unidade - System Integration of Renewables, IEA, "Innovative approaches to system planning and modelling"

Carlos Toro Ortiz, Ministério de Energia do Chile “Long-Term Energy Planning And Resilience

22/Nov

Sessão 5:  Capacidade x Flexibilidade: conceito e aplicação

Renato Haddad, Coordenador de Estudos de Oferta de Energia Elétrica nos Planos Decenais , EPE "Capacity x Flexibility: conceptual approach"

Sessão 6: Projeção de crescimento da Geração Distribuída

Gabriel Konzen, Analista de Pesquisa Energética, EPE "Forecasting distributed generation: the difficult task of modeling the human behavior"

Sessão 7: Workshop do Projeto EPE/ONS/GIZ – Integração de Renováveis no Brasil

(As apresentações desta sessão não estão disponíveis)

23/Nov

Sessão 8: A experiência do NREL em estudos de integração de renováveis

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Traditional Modeling tools and approaches to inform VRE integration" (Esta apresentação será disponibilizada em breve)

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL  "Forward-looking modeling of VRE integration at NREL" (Esta apresentação será disponibilizada em breve)

Jeffrey Logan, Analista-chefe, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Renewable Energy and Natural Gas Complementarity"

Fechamento e Destaques

Ellina Levina, Gerente de Parcerias, Clean Energy Ministerial (CEM) e Thiago Barral, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, EPE "Closing Remarks"


Notícias Relacionadas

Uso de Ar Condicionado no Setor Residencial Brasileiro: Perspectivas e contribuições para o avanço em eficiência energética

14/12/2018 - A energia utilizada para o conforto térmico é o uso final em edifícios que mais cresce no mundo. No Brasil, apenas no setor residencial, estima-se que a posse de ar-condicionado pelas famílias tenha mais que duplicado entre 2005 e 2017. Apesar do grande impulso das vendas na última década, a penetração desse tipo de aparelho ainda é relativamente baixa nas residências brasileiras, sugerindo a existência de uma demanda potencial por condicionamento de ar que deverá ser atendida no futuro.

Aprovação da Política de Integridade da EPE

12/12/2018 - O Conselho de Administração da EPE aprovou no dia 30 de outubro de 2018 a Política de Integridade da Empresa, por meio da DCA nº 02/168ª. A Política de Integridade firma a compreensão, conceito e diretrizes do exercício moral e ético de todos na empresa. A Política de Integridade, a partir do compromisso assumido de todos, reforça o modus operandis de uma empresa forte, solidária e dinâmica. Trata-se do propósito de sermos a melhor referência no ato de subsídio ao planejamento energético do país, o que acaba por reforçar o nosso papel estratégico de empresa de Estado.

EPE publica estudos de levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira

12/12/2018 - No sentido de fortalecer a disponibilidade dados primários para o planejamento de ações de promoção de eficiência energética, a EPE publica os resultados de estudo de levantamento de dados sobre diversos setores industriais. Trata-se de estudo denominado “Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados”, que se insere no âmbito do Projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), com financiamento do Banco Mundial. A execução foi descentralizada do MME para EPE.

EPE e Rosatom promovem reunião sobre reatores nucleares modulares

11/12/2018 - Foi realizada na EPE neste dia 10 de dezembro, das 10:00 às 12:00, reunião técnica “Perspectivas Tecnológicas de SMR (Small Modular Reactor)”. O tema foi a tecnologia dos reatores nucleares modulares, conhecidos também como SMR. A reunião se insere no âmbito dos estudos de planejamento energético de médio e longo prazo, tais como o Plano Nacional de Energia 2050. O presidente da EPE, Reive Barros, abriu e participou da reunião. A reunião teve apoio e participação da empresa russa Rosatom, cujo Presidente para a América Latina, Ivan Dybov, também esteve presente.

A edição de dezembro/2018 da revista EletroEvolução do Cigre Brasil – Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica publica artigo da EPE

11/12/2018 - A edição de dezembro/2018 da revista EletroEvolução do Cigre Brasil – Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica publica o artigo An 800 kV HVDC Bipole to Reinforce a Regional Interconnection and Integrate a Large Amount of Variable Renewable Generation, apresentado na Bienal do Cigre de Paris este ano, de autoria dos colegas da DEE/STE, Dourival Carvalho, Marcos Bressane, Maxwell Cury, Tiago Rizzotto, Daniel Souza, Rafael Mello e Rodrigo Cabral.