Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética 

A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE. Você pode acessar neste hiperlink o relatório.

O uso de ar condicionado e ventiladores já representa atualmente cerca de 20% do consumo total de eletricidade no mundo. No Brasil em 2017, o consumo estimado com ar condicionado foi de 18 TWh, apenas nas residências, e as projeções mais recentes apontam para um crescimento de aproximadamente 40% nos próximos 10 anos. Tais números revelam a relevância de políticas de eficiência energética voltada para uso de aparelhos de ar condicionado nas edificações. 

O webinar será realizado no dia 25/07/2018, quarta-feira, das 12:00 às 13:00, horário de Brasília. A transmissão será feita a partir do escritório da AIE em Paris e será conduzida em inglês, sem tradução para o português. A apresentação será feita pelos especialistas em eficiência energética da Agência, Brian Dean e John Dulac. O webinar é aberto a qualquer interessado no tema e será transmitido simultaneamente para participantes brasileiros e mexicanos, onde a Secretaria de Energia (SENER) também está apoiando a realização do evento. 

Para participar do webinar, você deve se registrar clicando aqui. Você também pode participar ao telefone ligando gratuitamente para 01 800 925 0373 (Código de Acesso: 163-150-099).

Caso seja conveniente, os participantes também poderão se juntar à EPE em uma sala reservada em nosso escritório. Neste caso, pedimos que, por favor, inscreva-se por este e-mail: secretaria.dea@epe.gov.br

Este webinar inaugura uma série sobre eficiência energética, que está sendo promovida pela AIE em parceria com a EPE e o MME, no âmbito do plano de trabalho do Brasil com a Agência Internacional de Energia. Fique atento ao site da EPE pois em breve divulgaremos as datas e temas dos próximos webinars. 

 

Poster_port2.png



Notícias Relacionadas

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica estudo sobre Estocagem Subterranea de Gas Natural

13/11/2018 - A história e o desenvolvimento da estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) é indissociável da do gás natural. Por se tratar de uma indústria de rede, a indústria de gás natural requereu desde o seu início tecnologias para lidar com o descasamento temporal e espacial da oferta e da demanda.

Webinar “Energy Efficiency Market Report 2018” da Agência Internacional de Energia - Convite

12/11/2018 - Com apoio do MME, da EPE e da Secretaria de Energia (SENER) do México, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre o relatório “Energy Efficiency Market Report 2018” (Relatório de Mercado de Eficiência Energética 2018), publicado recentemente pela AIE.

Dois volumes da Série “O papel da EPE” são publicados

07/11/2018 - No sentido de promover maior transparência sobre suas atividades e papel institucional, a EPE publica hoje dois volumes da Série “O papel da EPE”, trabalho que busca validar eixos estratégicos de atuação da EPE e promover maior aproximação com a sociedade.