Divulgação da planilha de dados do pedido de Revisão Extraordinária da Carga

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam o detalhamento mensal das projeções realizadas para o estudo de sensibilidade da previsão da carga encaminhado na última sexta-feira (8) à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

A Análise de Sensibilidade foi disponibilizada, simultaneamente nos sites do ONS, EPE e CCEE, na última sexta-feira, com o conteúdo apresentado na reunião do CMSE em 6/5/2020. Esse estudo embasou o pleito das instituições junto à ANEEL para que a 1ª Revisão Quadrimestral seja extraordinariamente revista para uso a partir do PMO de julho de 2020.

As três instituições tiveram um entendimento consensual de que a evolução da dinâmica da pandemia COVID-19 na economia nacional e internacional justificam uma antecipação da revisão ordinária da carga prevista para setembro de 2020, de acordo com os Procedimentos de Rede do ONS.

Não obstante, a título de transparência e previsibilidade, mesmo cientes de que este estudo de sensibilidade não trata de uma previsão oficial, e sim uma prospecção de impactos adicionais aos já considerados na 1 Revisão Quadrimestral de 2020, as instituições ONS, EPE e CCEE julgam importante, para eventuais análises dos agentes, a divulgação do detalhamento mensal dessas projeções, por subsistemas elétricos, conforme planilha XLS disponível nos arquivos das Revisões Quadrimestrais da Carga.

Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.