EPE, APEX-Brasil e British Council realizaram o webinar: "Plano de Expansão de Energia (PDE 2026): Perspectivas de Renováveis no Brasil"

Na tarde do dia primeiro de março, a Agência Brasileira de Promoção de Comércio e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Departamento de Comércio Internacional (DIT) do Consulado Britânico do Rio de Janeiro, realizaram o webinar "Plano de Expansão de Energia (PDE 2026 ): Perspectivas de Renováveis no Brasil".

Na programação, a Apex realizou a apresentação de abertura “The work of Apex-Brasil on the attraction of foreign investments in renewables” e, em seguida, a participação do presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, fez uma introdução institucional e apresentou o Plano de Expansão de Energia (PDE 2026)". Para finalizar, houve a apresentação de Reuben Aitken, do Departamento de Comércio Internacional do Consulado Britânico do Rio de Janeiro. O webinar foi um sucesso de audiência.

O PDE 2026 contempla as perspectivas de expansão na geração e transmissão de energia ao longo de um período de dez anos, para que os investidores possam orientar suas decisões de negócios. Através de uma visão integrada, o plano apresenta informações úteis para os investidores e uma análise de itens como o espaço de mercado para novos investimentos, cenários para a futura combinação de tecnologia, saldo de oferta e demanda, custo marginal de longo prazo, entre outros.

Quem assistiu à transmissão ao vivo pôde melhor avaliar os resultados dos estudos do PDE 2026, cujo planejamento está prevendo uma expansão de 73,6 GW na capacidade instalada do Sistema Interligado Brasileiro (SIN) na próxima década, com aproximadamente 47% desse valor relacionado a fontes renováveis e não hidrelétricas.

Confira o vídeo da transmissão do webinar, a apresentação do presidente Luiz Augusto Barroso e também as demais apresentações realizadas.

Para mais informações entre em contato com a Apex-Brasil através por meio do endereço eletrônico: investinbrasil@apexbrasil.com.br.


Webinar01.jpg

Foto cedida pela Apex-Brasil


Notícias Relacionadas

EPE Participa do I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico

15/06/2018 - O CTGAS-ER está realizando, ontem e hoje, o I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico. O evento, sediado em Natal (RN), tem como objetivo principal discutir e avaliar a inserção de novos modelos numéricos (dinâmico, estatísticos e/ou estocásticos) para simular a atmosfera, bem como, discutir o desenvolvimento de novas metodologias que visem uma melhoria na acurácia da previsão de velocidade do vento, para fins de um planejamento adequado na estimativa da geração de energia eólica.

EPE participa do Brasil Solar Power 2018

13/06/2018 - EPE participa dos dois dias de evento da 3ª edição do Brasil Solar Power. O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro estava agendado para os dias 12 e 13 de junho de 2018, mais uma vez no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica.

Colaboradores da EPE publicam artigo na revista Cenários Solar

13/06/2018 - O artigo publicado busca analisar quais os fatores que possibilitaram a queda no preço médio da energia solar nos Leilões de Energia Nova (LEN) A-4/2017.

Usinas Híbridas: EPE publica análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais

12/06/2018 - Visando ampliar e aprofundar a discussão sobre as chamadas “usinas híbridas”, a EPE publica a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0, que aborda o assunto sob o enfoque regulatório e comercial, analisando os impactos e benefícios das combinações entre fontes energéticas.

Seminário propõe debate sobre exploração de recursos de baixa permeabilidade

04/06/2018 - Muito tem sido discutido sobre a importância da reativação do ambiente onshore no Brasil, especialmente com o lançamento do programa REATE. Essa discussão abre a porta para um mercado quase totalmente novo: a exploração de recursos de baixa permeabilidade e reacende a necessidade de se discutir, de forma isenta e transparente, sua exploração no Brasil.