EPE apresenta cenários econômicos para os próximos 15 anos

A EPE apresenta o Caderno de Economia, publicação que visa a descrever possíveis cenários de crescimento econômico para o período de 2018 a 2032, bem como as premissas necessárias para alcançá-las. Com isso, a EPE traz referências que devem balizar os próximos estudos de planejamento energético. 

Em virtude do alto grau de incerteza em relação à evolução da economia brasileira nos próximos anos, são apresentados três cenários – um de referência e dois alternativos – a fim de mapear oportunidades e desafios para o crescimento econômico nacional no médio prazo. Para fundamentar a construção de cenários, a publicação da EPE apresenta uma análise da conjuntura econômica e de como a dinâmica da economia mundial e brasileira pode produzir distintos resultados em termos de crescimento do PIB.

No cenário de referência, assume-se o crescimento gradual da produtividade total da economia, em resposta aos investimentos realizados e às reformas que visem a melhorar o ambiente de negócios. Neste cenário, a hipótese é de que as reformas venham a ser parcialmente implementadas, limitando um maior crescimento da economia. Nesse cenário, o PIB brasileiro cresce em média 2,9% a.a. entre 2018 e 2032. Agropecuária cresce 2,7% a.a. puxada pela boa competitividade das commodities agrícolas, enquanto o crescimento da indústria (3,0% a.a.) e dos serviços (2,9% a.a.) estará associado às melhorias no ambiente de negócios e aumento de competitividade.

Acesse aqui o Caderno de Economia


 


Notícias Relacionadas

EPE participa do Ciclo de Debates para Transição Energética

25/04/2019 - ​A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, abriu conjuntamente com a IBP, representada pelo Secretário Geral Milton Costa, o 1° Ciclo de Debates para Transição Energética.

EPE participa do evento de lançamento do programa Abastece Brasil

24/04/2019 - O evento de lançamento do programa Abastece Brasil aconteceu dia 24 de abril em Brasília, no Ministério de Minas e Energia (MME). O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG), José Mauro Coelho, representou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o presidente Thiago Barral.

EPE participa do programa French Clean Tech Day 2019

18/04/2019 - No último dia 12 de abril, o superintendente Jeferson Soares e o analista de pesquisa energética Felipe Klein participaram do webinar de lançamento do programa French Clean Tech Day 2019, no escritório da Business France, no Rio de Janeiro

EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

17/04/2019 - No dia 02/04/2019, foi realizado o Workshop: Energia Eólica Marítima. O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ.

EPE participa de audiência pública na Alerj

17/04/2019 - A Segunda audiência pública da Comissão de Minas e Energia aconteceu no dia 16 de abril de 2019 nas dependências da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro.