EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru

A EPE representada por seu presidente, Thiago Barral, participou nesta quinta-feira em Lima, Peru, do Seminário “Planificación energética y la gestión eficiente y sostenible de los recursos energéticos del Perú”, realizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru, com apoio do BID e do governo canadense, no âmbito do projeto PROSEMER. 

Barral vez uma apresentação sobre a experiência brasileira em planejamento energético, com foco no papel da EPE no arranjo institucional do setor energético do Brasil. Foram apresentados os principais trabalhos, modelos, ferramentas, bases de dados, bem como um destaque aos números do Balanço Energético Nacional e do Plano Decenal de Expansão de Energia. 

O evento foi aberto pelo Ministro de Energia e Minas do Peru, Francisco Ísmodes Mezzano. Também houve uma apresentação do professor Maurício Tolmasquim, presidente da EPE de 2004 a 2016. 

O Peru está buscando fortalecer sua capacidade de planejamento energético e aprimorar seu arranjo institucional. A EPE é vista como um modelo bem sucedido e tem inspirado discussões no país andino.

No âmbito do projeto PROSEMER, o Peru desenvolveu um sistema de planejamento energético e adquiriu ferramentas para apoiar a formulação das políticas energéticas. 

Peru1.jpg
Foto: Ministro peruano abre o evento. Crédito: MINEM/Peru.

PEru2.png
EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru


Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.