EPE debate sobre Novo Mercado de Gás na GRI Club

EPE participa do 1º club meeting focado no mercado de gás no Brasil, que ocorreu dia 31 de julho no Rio de Janeiro. O presidente da EPE, Thiago Barral, e o superintendente adjunto de Petróleo e Gás, Marcelo Alfradique, participaram do evento promovido pelo GRI Club, junto a outros representantes de autoridades governamentais e players estratégicos.

WhatsApp Image 2019-08-02 at 08.55.19.jpeg

O tema do encontro foi o Novo Mercado de Gás e as perspectivas e desafios para aumento da competitividade deste combustível, que é bastante relevante para a economia. Durante o debate, a EPE abordou as perspectivas de atuação do Comitê de Monitoramento, o Plano Indicativo de Gasodutos em elaboração pela EPE e as iniciativas para maior integração com o setor elétrico.

Também participaram o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, a Diretora de Gás Natural do MME, Symone de Santana Araújo, o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, José Augusto de Carvalho, além de diversos executivos e investidores do setor energético.

WhatsApp Image 2019-08-02 at 08.55.19 (1).jpeg

Notícias Relacionadas

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.

EPE realiza III Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

02/12/2019 - A terceira edição do Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019 ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro no escritório da EPE do Rio de Janeiro. O fórum é uma das iniciativas da Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica (COPAM) e reúne, além das concessionárias de distribuição de energia elétrica, outras instituições do setor, tais como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ele é coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

EPE disponibiliza códigos-fonte e dados de entrada do modelo MDI empregados no PDE 2029

29/11/2019 - A EPE disponibiliza na íntegra os códigos-fonte e os dados de entrada do Modelo de Decisão de Investimentos (MDI) empregados no PDE 2029, que se encontra em Consulta Pública. Essa disponibilização tem como objetivos ampliar a transparência no processo de planejamento da expansão e permitir que a sociedade possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da modelagem matemática empregada nos estudos de planejamento.

EPE disponibiliza NT sobre Sistemas de Armazenamento em Baterias

29/11/2019 - Dentre as possíveis formas de armazenamento de energia, as baterias eletroquímicas se apresentam como candidatas potenciais a diversas aplicações no setor elétrico brasileiro, sobretudo por sua capacidade de resposta instantânea, modularidade e flexibilidade operativa e locacional, podendo ser utilizadas tanto em soluções centralizadas como distribuídas.