EPE disponibiliza NT sobre Sistemas de Armazenamento em Baterias

Dentre as possíveis formas de armazenamento de energia, as baterias eletroquímicas se apresentam como candidatas potenciais a diversas aplicações no setor elétrico brasileiro, sobretudo por sua capacidade de resposta instantânea, modularidade e flexibilidade operativa e locacional, podendo ser utilizadas tanto em soluções centralizadas como distribuídas.

As projeções de aumento de instalações e de redução de custos, sobretudo das baterias de íons de lítio, revelam seu potencial disruptivo, podendo vir a ser competitivas na prestação de diferentes serviços. Nesse contexto, a presente Nota Técnica busca discutir as múltiplas possibilidades de aplicações de baterias no sistema elétrico brasileiro, buscando identificar os benefícios, limitações e desafios  (inclusive socioambientais) dessa tecnologia. Discutem-se também questões regulatórias e comerciais, orientadas à inserção sustentável das baterias no mercado nacional, à medida que contribuam para os requisitos do sistema elétrico e se mostrem competitivas frente às demais soluções.

Nota Técnica  - Sistemas de Armazenamento em Baterias - Aplicações e Questões Relevantes para o Planejamento


Notícias Relacionadas

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.

Planejamento Anual da Operação Energética 2020-2024

04/12/2019 - O ONS, a EPE e a CCEE apresentam as previsões de carga referentes ao Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2020 (2020-2024).

EPE promove o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”

03/12/2019 - No dia 28/11, a EPE, o MME e a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveram o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do “Atlas de Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores”, que contém o monitoramento do progresso da eficiência energética no país ao longo dos anos.