EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

​O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

No estudo em questão, foram analisadas oportunidades de expansão da malha nacional. No evento também foi divulgado o Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural (PIPE). Os relatórios dos estudos estarão disponíveis no portal da EPE a partir do dia 30 de setembro. Além dos trabalhos relacionados a gás, foi apresentado o Plano Indicativo de Oleodutos (PIO), de líquidos, óleos e derivados, o qual a expectativa é de que seja divulgado no próximo ano.

A finalidade das pesquisas é coordenar as decisões dos agentes envolvidos nas atividades econômicas da cadeia do gás natural no país, para ancorar as expectativas e motivar as decisões de investimento dos agentes. Em depoimento durante a inauguração do estande, o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, apontou as perspectivas em relação às pesquisas: "Desde o início (Janeiro), quando nós começamos o trabalho com os transportadores de gás natural, nos comprometemos a fazer o lançamento dos planos da EPE aqui na Rio Pipeline. Estamos cumprindo isso e vamos estar apresentando o plano indicativo de escoamento da região offshore para a costa brasileira. "

Os estudos estão sendo tratados nas apresentações, nas plenárias e nos fóruns de escoamento, mas também nos 11 trabalhos técnicos aprovados na Rio Pipeline. "Não queremos criar ilhas de transporte, mas criar um sistema de transporte integrado. Para isto, a nossa malha de transporte tem que crescer. Se fala muito de escoamento, que é necessário, mas o transporte também é necessário, pois não adianta chegar gás na costa e não conseguirmos colocar este gás na nossa malha de transporte." Anunciou o diretor.

A presença da EPE durante os três dias de evento foi satisfatória para toda a equipe. A interação com o público superou as expectativas. Um exemplo foi o interesse dos presentes nas miniapresentações que ocorreram dentro do próprio estande da EPE, que atraiu muitos visitantes.

Pipeline 1.jpg

Pipeline 2.jpg

Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.