EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2019 a 2023

A a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, divulgou, em conjunto com o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2019 (2019-2023). A expectativa é que o crescimento da carga para o Sistema Interligado Nacional (SIN) seja de 3,6% para 2019, sendo que nos próximos cinco anos a previsão é de um aumento de 3,7% ao ano.

O documento indica uma elevação da carga 0,1% para o Sistema Interligado Nacional (SIN) p.p. inferior à última revisão quadrimestral da carga para 2019, divulgada em agosto, o que representa uma diminuição de 211 MW médios. Para 2018, o crescimento deve ficar em 1,4%, ficando 0,2 p.p. abaixo da expectativa (- 136 MW médios).

A economia brasileira mostra sinais de uma retomada gradual, no entanto, diante dos resultados divulgados, o ritmo desta recuperação está abaixo do esperado. Tal fato induziu as revisões dos agentes para as projeções de crescimento do PIB para o ano de 2018.

Para o período 2019-2023, prevê-se um crescimento médio anual da carga de energia do SIN de 3,8% ao ano, significando uma expansão média anual de 2.687 MWmédios. A projeção de carga do SIN atingiria 79.944 MWmédios em 2023.

Confira o boletim completo e uma apresentação com os resultados neste link.


Notícias Relacionadas

EPE realiza reuniões em Roraima

25/03/2019 - A equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi recebida no dia 22 de março pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, e membros do governo estadual, em Boa Vista. A EPE está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental da usina hidrelétrica Bem Querer, no Rio Branco, e na reunião os técnicos puderam apresentar o estágio atual desses estudos e as etapas do projeto.

Erik Rego é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE

25/03/2019 - Aos 42 anos, Eric Rego, é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Natural de São Paulo, Eric é Doutor em Ciências – Programa de energia.

Presidente da EPE ministra aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

25/03/2019 - Aconteceu hoje, às 14h, na Cidade Universitária do Fundão, O presidente da EPE, Thiago Barral, ministrou hoje a aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.

EPE participa do debate de governança do mercado livre de energia

21/03/2019 - Casos de comercializadoras que não entregaram o que venderam trouxeram à tona temas essenciais para o desenvolvimento do mercado livre de energia, incluindo avançar em uma solução efetiva ao risco hidrológico – mais conhecido como GSF (Generation Scaling Factor) –, em uma nova governança e em maior transparência. Esses foram os principais pontos em análise no club meeting promovido pelo GRI Club Infra nesta quarta-feira, 20/03, no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo.

EPE apresenta relatório técnico à prefeitura de Iracema

20/03/2019 - Representantes técnicos da EPE - Empresa de Pesquisa Energética foram recebidos pelo chefe de gabinete Waldemir Sousa na manhã desta terça-feira, 19 de março, para tratar de assuntos relacionados a continuidade da elaboração do relatório ambiental e social que dará o aval ou não da expedição da licença prévia para construção da hidrelétrica bem querer.