EPE participa da reunião promovida pela ANEEL sobre a Iniciativa ECOSUD/Brasil.

No dia 8 de março, a ANEEL promoveu reunião que teve como objetivo a apresentação e a discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD/Brasil.

A iniciativa ECOSUD (Energy Complementary and Sustainable Development in South America) é liderada pela CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) desenvolve um programa que se insere na implementação regional do Acordo de Paris, propondo-se a estudar os desafios técnicos, econômicos, regulatórios e políticos que se impõem na transição energética para um modelo sustentável na América Latina.

A reunião foi conduzida pelo diretor André Pepitone, da Aneel, e pelo dr. Manlio Coviello, Chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia, da CEPAL, que coordena o programa. Da reunião participaram ainda, representante da IRENA (International Renewable Energy Agency), Ricardo Gorini, ex-diretor da EPE, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME e Presidente do Conselho de Administração da EPE, Eduardo Azevedo, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Amilcar Guerreiro.

A pauta da reunião foi a apresentação e discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD para o Brasil, destacando-se os temas: modelação do futuro energético do Brasil com o modelo Plexos, a regulação da geração distribuída no Brasil e impactos socioeconômicos dos cenários energéticos, tendo sido tomado como referência os estudos do PDE 2026 desenvolvidos pela EPE.


DSC_1192.JPG

Foto: ANEEL 


Notícias Relacionadas

EPE Participa do I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico

15/06/2018 - O CTGAS-ER está realizando, ontem e hoje, o I Workshop de Modelagem do Recurso Eólico. O evento, sediado em Natal (RN), tem como objetivo principal discutir e avaliar a inserção de novos modelos numéricos (dinâmico, estatísticos e/ou estocásticos) para simular a atmosfera, bem como, discutir o desenvolvimento de novas metodologias que visem uma melhoria na acurácia da previsão de velocidade do vento, para fins de um planejamento adequado na estimativa da geração de energia eólica.

EPE participa do Brasil Solar Power 2018

13/06/2018 - EPE participa dos dois dias de evento da 3ª edição do Brasil Solar Power. O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro estava agendado para os dias 12 e 13 de junho de 2018, mais uma vez no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica.

Usinas Híbridas: EPE publica análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais

12/06/2018 - Visando ampliar e aprofundar a discussão sobre as chamadas “usinas híbridas”, a EPE publica a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0, que aborda o assunto sob o enfoque regulatório e comercial, analisando os impactos e benefícios das combinações entre fontes energéticas.

Seminário propõe debate sobre exploração de recursos de baixa permeabilidade

04/06/2018 - Muito tem sido discutido sobre a importância da reativação do ambiente onshore no Brasil, especialmente com o lançamento do programa REATE. Essa discussão abre a porta para um mercado quase totalmente novo: a exploração de recursos de baixa permeabilidade e reacende a necessidade de se discutir, de forma isenta e transparente, sua exploração no Brasil.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica cresceu 3,5% em relação ao mesmo mês de 2017.

30/05/2018 - O consumo de energia elétrica na rede totalizou 40.606 GWh em abril, representando acréscimo de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2017. Todas as regiões do país assinalaram avanço na demanda de energia elétrica de abril, com exceção do Norte (-1,0%), influenciada pelo consumo industrial.