EPE participa da reunião promovida pela ANEEL sobre a Iniciativa ECOSUD/Brasil.

No dia 8 de março, a ANEEL promoveu reunião que teve como objetivo a apresentação e a discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD/Brasil.

A iniciativa ECOSUD (Energy Complementary and Sustainable Development in South America) é liderada pela CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) desenvolve um programa que se insere na implementação regional do Acordo de Paris, propondo-se a estudar os desafios técnicos, econômicos, regulatórios e políticos que se impõem na transição energética para um modelo sustentável na América Latina.

A reunião foi conduzida pelo diretor André Pepitone, da Aneel, e pelo dr. Manlio Coviello, Chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia, da CEPAL, que coordena o programa. Da reunião participaram ainda, representante da IRENA (International Renewable Energy Agency), Ricardo Gorini, ex-diretor da EPE, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME e Presidente do Conselho de Administração da EPE, Eduardo Azevedo, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Amilcar Guerreiro.

A pauta da reunião foi a apresentação e discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD para o Brasil, destacando-se os temas: modelação do futuro energético do Brasil com o modelo Plexos, a regulação da geração distribuída no Brasil e impactos socioeconômicos dos cenários energéticos, tendo sido tomado como referência os estudos do PDE 2026 desenvolvidos pela EPE.


DSC_1192.JPG

Foto: ANEEL 


Notícias Relacionadas

CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

06/12/2018 - Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o “CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético”. O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Definição das Características Elétricas para o Leilão de Suprimento a Roraima - Margens de Escoamento, Correntes de Curto-Circuito e Requisitos Elétricos Mínimos

03/12/2018 - Em Outubro de 2018 o Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em Consulta Pública a minuta de portaria que estabelece as diretrizes para o Leilão com vistas a aquisição de energia e potência para garantir o suprimento do mercado consumidor de Boa Vista e Localidades Conectadas.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2019 a 2023

30/11/2018 - A a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, divulgou, em conjunto com o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2019 (2019-2023). A expectativa é que o crescimento da carga para o Sistema Interligado Nacional (SIN) seja de 3,6% para 2019, sendo que nos próximos cinco anos a previsão é de um aumento de 3,7% ao ano

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,1% em relação ao mesmo mês de 2017.

30/11/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 39.742 GWh em outubro, com variação de +1,1% em relação ao mesmo mês de 2017. Conforme as regiões geográficas, houve crescimento no Nordeste (+3,3%), no Sudeste (+1,0%), no Sul (+0,7%) e no Centro-Oeste (+5,6%) e retração no Norte (-6,9%). Dentre as principais classes de consumo, o destaque em outubro foi a residencial, com alta d e 2,1%. Houve progressos na classe comercial (+1,1%) e na industrial (+0,8%).

Workshop do mercado de energia elétrica, realizado pela Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica – COPAM, sob coordenação da DEA/SEE.

21/11/2018 - Nos dias 12 e 13 de novembro, recebemos no auditório do 9º andar cerca de 30 representantes das distribuidoras de energia elétrica em mais uma edição dos workshops no âmbito da COPAM, fórum coordenado pela SEE, com a equipe de mercado sob a responsabilidade da Superintendente Adjunta Carla Achão, cujo objetivo é a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE para o aprimoramento das metodologias utilizadas