EPE participa de audiência pública na Alerj

A Segunda audiência pública "Análise da Situação Atual e Soluções Futuras da Geração e Distribuição de Energia Elétrica no Estado do Rio de Janeiro pelas Concessionárias ENEL e ENERGISA", da Comissão de Minas e Energia, aconteceu dia 16 de abril de 2019 na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro. 

A abertura da audiência foi realizada pelo Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos Jeferson Soares (SEE/DEA), que teve a oportunidade de participar de uma pré reunião no gabinete do deputado Maxi Lemos com a assessoria para alinhar as demandas desta audiência. O engenheiro palestrou sobre o tema "O setor elétrico brasileiro e o mercado de eletricidade no Estado do Rio Janeiro", uma análise desenvolvida junto a equipe da EPE para apresentar a visão do setor elétrico brasileiro, a situação do Rio de Janeiro, bem como as oportunidades que estado pode aproveitar dentro deste contexto.

Além de destacar o papel da EPE nesta audiência pública e expor as possíveis contribuições da instituição para o estado atuar dentro da área de energia. Outra questão levantada foi a cobertura dos custos de energia no estado, com foco na energia elétrica, apresentando as comparações e os componentes que geram o nível de tarifa de eletricidade atualmente observado no Estado do Rio de Janeiro, em que se pode destacar a carga tributária, como também as perdas não técnicas, fatores estes que contribuem para o quadro.

Também palestraram Luiz Eduardo Batata Ferreira, Diretor-Geral da ONS, e Marcus Floresta, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da ENEL. O encontro foi guiado pelos Deputados Zeidan Lula, Brazão, Chico Machado, Maxi Lemos, Welbert Rezende (Vice Presidente da Comissão de Minas e Energia), Filippe Poubel (Membro Efetivo da Comissão de Minas e Energia) e José Bismark (Presidente da AGENERSA). Os representantes levaram à discussão reclamações das populações e experiências pessoais, a fim de cobrar melhorias na qualidade de distribuição da energia e no atendimento aos consumidores.

A audiência reforçou a importância do diagnóstico estruturado de informações como um instrumento fundamental a ser coordenado com outros, como insumo para elaboração de políticas públicas na área energética do estado, gerando interesse por parte da Alerj no sentido de estabelecer futuras parcerias com a EPE nesse campo.

_MG_9889.jpg

_MG_9994.jpg

Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.