EPE participa do 2º dia do ENASE Gás 2019

EPE participa do 2º dia do ENASE 2019 no setor do Gás, principal evento político regulatório do seguimento. O ENASE Gás tem como tema principal o "Novo Mercado de Gás no Brasil", assunto em voga entre os agentes e o governo para criação de um novo marco legal para o setor.

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, foi convidado para palestrar no primeiro painel do segundo dia do encontro, que acontece nesta quinta, 29 de agosto. O tema é a Integração do Setor Elétrico e Industrial, que será moderado pelo presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, e terá como debatedores Xisto Vieira Filho (Abraget), Camila Schoti (Canal Energia) e Luiz Eduardo Barata (NOS).

enasegas2.jpg

O objetivo deste painel é abordar as expectativas e resultados do Sistema Interligado Nacional e o equilíbrio entre as fontes renováveis variáveis. "As nossas expectativas quanto aos resultados do Novo Mercado de Gás vão interferir na expansão do planejamento. A expectativa é de maior oferta de gás e de gás nacional, então de que forma essa nova oferta (de gás) pode afetar o equilíbrio e a competitividade relativa entre térmicos e a expansão do sistema?". Apontou Erik Rego.

enasegas.jpg

Na parte da tarde, o diretor Erik Rego (EPE) também irá palestrar no setor Elétrico, no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão. E o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho participará como palestrante também na parte da tarde no painel do setor do Gás, sobre o tema Transporte.

Este novo modelo do ENASE, que congrega palestras do setor Elétrico e do Gás, reuniu aproximadamente 1500 pessoas nos dois dias de evento. A EPE parabeniza a nova proposta e os resultados positivos.


Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.