EPE participa do 2º Workshop Lastro e Energia

O 2° Workshop Lastro e Energia, no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, aconteceu no dia 23 de setembro, nas dependências da ANEEL, em Brasília. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou da abertura do evento e ressaltou a importância da abertura e do diálogo com os agentes para aperfeiçoamento da proposta de ajustes no desenho do mercado de eletricidade brasileiro, objeto consulta pública.

Durante o encerramento, o diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, abordou a importância das etapas de transição para um novo modelo para o setor. O objetivo do evento é dar publicidade a estudos sobre mecanismos de adequabilidade já apresentados ao MME. O evento contou com apresentações dos especialistas Alexandre Viana (Thymos/ABRACEEL), Tiago Barros (RegE), José Rosenblatt (PSR), Guilherme Velho (APINE). Também participaram os dirigentes da ANEEL, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Confira o vídeo da transmissão ao vivo realizada pelo Ministério de Minas e Energia clicando aqui

WhatsApp Image 2019-09-26 at 12.16.48.jpeg




Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para os Leilões A-4 e A-5 /2020

14/02/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga as Notas Técnicas 0013/2020 e 0014/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

EPE publica nota técnica para aumento da capacidade de escoamento de potencial de geração das regiões de Janaúba e Jaíba, em Minas Gerais

12/02/2020 - Foi emitido no dia 05 de fevereiro a Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE).

EPE apresenta Programação dos Estudos de Transmissão para o Ano de 2020

12/02/2020 - A Empresa de pesquisa Energética (EPE) divulga a programação dos estudos associados à expansão da transmissão previstos para o ano de 2020.