EPE participa do evento de lançamento do programa Abastece Brasil

O evento de lançamento do programa Abastece Brasil aconteceu dia 24 de abril em Brasília, no Ministério de Minas e Energia (MME). O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG), José Mauro Coelho, representou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o presidente Thiago Barral.

Participaram da mesa de abertura o ministro do MME, Bento Albuquerque, o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, o diretor da ANP, Aurélio Amaral e o diretor José Mauro Coelho, da EPE. O programa Abastece Brasil, liderado pelo ministro do MME, será o pilar do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), para construção de diretrizes estratégicas, visando o desenvolvimento do mercado de combustíveis no país.

Em sua fala, José Mauro parabenizou o lançamento do programa, a iniciativa e a liderança do ministro Bento Albuquerque, destacou também a relevância do programa Abastece Brasil para estimular a concorrência e o desenvolvimento do setor, bem como a importância da atração de investimentos que beneficiem toda a cadeia de combustíveis. Além disso, citou a relevância do setor de combustíveis na transição energética em curso para uma economia de mais baixo carbono.

40721767953_0c3019cf92_k.jpg

Da esquerda para direita: Aurélio Amaral, Bento Albuquerque, Márcio Félix e José Mauro Coelho.




Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

30/12/2019 - A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.