EPE participa do evento Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O evento “Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável” aconteceu no dia 25 de junho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte/MG. A EPE foi representada pelo Analista de Pesquisa Energética e Coordenador dos Estudos de Transmissão de MG, GO e DF, Maxwell Cury, que compôs a mesa de palestrantes do evento. Estiveram presentes também o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, o Presidente da Cemig, Cledorvino Belini, além de membros da ALMG, ANEEL, de federações da indústria, e do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, em uma discussão prévia ao evento com os apresentadores.

O debate estava sob coordenação do Deputado Gil Pereira, Presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, e teve como objetivo debater o desenvolvimento e a regulação da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis como solar fotovoltaica, eólica, de biogás e de biomassa, e de pequenas centrais hidrelétricas e sistemas de cogeração. O evento destacou a posição do estado de Minas Gerais como o maior produtor de energia oriunda da Geração Distribuída no Brasil, com expressivo potencial de crescimento, principalmente na região norte do estado.

Maxwell destacou a importância das linhas de transmissão para viabilização da expansão da geração no estado e mostrou o número expressivo de linhas planejadas pela EPE ao longo dos últimos anos, muitas das quais já estão em construção com previsão de entrada em operação a partir do ano 2021, e destacou: “A EPE está atenta às sinalizações de expansão do parque de geração em Minas Gerais, realizando estudos prospectivos de planejamento da transmissão com a devida antecedência, para que esse grande potencial de geração possa ser explorado no estado.” O programa do evento está disponível aqui

Foto.jpg


Notícias Relacionadas

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.