EPE participa do evento Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade

O evento "Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade" aconteceu dia 03 de maio na Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória/ES. A EPE foi representada pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como mediador dos debates ocorridos. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, esteve presente como palestrante do evento, além de membros da bancada federal, estadual e líderes empresariais.

JoseMauro.jpeg

O seminário estava sob coordenação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e teve como objetivo discutir o processo de modernização do setor de gás natural, que busca a formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, podendo ser um grande passo para a atração de investimentos como em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte de gás natural. O evento abordou questões sobre o andamento das propostas em tramitação no Congresso Nacional e das atividades do recém-criado Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil.

As oportunidades de negócios no mercado de gás natural no estado do Espírito Santo foram discutidas, especialmente sobre as perspectivas de investimentos no setor de óleo e gás, dentre elas a possibilidade de investimentos nos Terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e nas rotas de escoamento do gás produzido. A atração de investimentos de outros segmentos, como a indústria de vidro, petroquímica e outros que utilizam gás natural em seus processos, também foi abordada. O programa do evento está disponível aqui.


Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.