EPE participa do evento Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade

O evento "Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade" aconteceu dia 03 de maio na Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória/ES. A EPE foi representada pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como mediador dos debates ocorridos. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, esteve presente como palestrante do evento, além de membros da bancada federal, estadual e líderes empresariais.

JoseMauro.jpeg

O seminário estava sob coordenação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e teve como objetivo discutir o processo de modernização do setor de gás natural, que busca a formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, podendo ser um grande passo para a atração de investimentos como em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte de gás natural. O evento abordou questões sobre o andamento das propostas em tramitação no Congresso Nacional e das atividades do recém-criado Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil.

As oportunidades de negócios no mercado de gás natural no estado do Espírito Santo foram discutidas, especialmente sobre as perspectivas de investimentos no setor de óleo e gás, dentre elas a possibilidade de investimentos nos Terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e nas rotas de escoamento do gás produzido. A atração de investimentos de outros segmentos, como a indústria de vidro, petroquímica e outros que utilizam gás natural em seus processos, também foi abordada. O programa do evento está disponível aqui.


Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.