EPE participa do evento Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade

O evento "Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade" aconteceu dia 03 de maio na Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória/ES. A EPE foi representada pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como mediador dos debates ocorridos. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, esteve presente como palestrante do evento, além de membros da bancada federal, estadual e líderes empresariais.

JoseMauro.jpeg

O seminário estava sob coordenação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e teve como objetivo discutir o processo de modernização do setor de gás natural, que busca a formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, podendo ser um grande passo para a atração de investimentos como em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte de gás natural. O evento abordou questões sobre o andamento das propostas em tramitação no Congresso Nacional e das atividades do recém-criado Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil.

As oportunidades de negócios no mercado de gás natural no estado do Espírito Santo foram discutidas, especialmente sobre as perspectivas de investimentos no setor de óleo e gás, dentre elas a possibilidade de investimentos nos Terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e nas rotas de escoamento do gás produzido. A atração de investimentos de outros segmentos, como a indústria de vidro, petroquímica e outros que utilizam gás natural em seus processos, também foi abordada. O programa do evento está disponível aqui.


Notícias Relacionadas

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.

Leilão A-6 de 2019: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2019. O Informe Técnico nº 030/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 1 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 1 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão

MME altera data do Leilão A-6/2019 e prorroga prazo para cadastramento

16/05/2019 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 226/2019 que altera para 17 de outubro de 2019 a realização do Leilão "A-6", de 2019. Os empreendedores deverão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE até às 12h do dia 11 de junho de 2019