EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

​A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, esteve presente no "Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural", evento realizado em 13 de fevereiro de 2020, em São Luís - MA.

Em sua palestra intitulada "Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte: Malha Nordeste", o Diretor José Mauro Coelho apresentou inicialmente a previsão da produção nacional de petróleo e de gás natural até 2029 e a previsão de produção de gás natural da Bacia de Sergipe-Alagoas até 2030, abordou também a questão da Infraestrutura de gás natural no Brasil e na região Nordeste, destacou o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG) 2019, citando as alternativas estudadas nesse estudo para a expansão da malha de gasodutos do Brasil, além de apresentar o Planejamento de atividades relacionadas ao PIG 2020, dentre diversos assuntos.

O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.

Durante o Fórum foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a empresa Golar Power, com o intuito de iniciar as tratativas para viabilizar o fornecimento de gás natural para uso veicular e industrial, por meio de gás natural liquefeito (GNL), no estado do Maranhão.

Clique aqui para acessar a apresentação

WhatsApp Image 2020-02-03 at 23.16.06.jpeg

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

EPE publica nota técnica para aumento da capacidade de escoamento de potencial de geração das regiões de Janaúba e Jaíba, em Minas Gerais

12/02/2020 - Foi emitido no dia 05 de fevereiro a Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE).

EPE apresenta Programação dos Estudos de Transmissão para o Ano de 2020

12/02/2020 - A Empresa de pesquisa Energética (EPE) divulga a programação dos estudos associados à expansão da transmissão previstos para o ano de 2020.

EPE, ONS e Aneel divulgam revisão 1 das Notas Técnicas com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens dos Leilões de Energia Existente A-4/2020 e A-5/2020

05/02/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga revisão 1 das Notas Técnicas conjuntas com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-084/2019/ONS NT 105/2019 e EPE-DEE-RE-085/2019/ONS NT 106/2019 ) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico para definição da capacidade de escoamento de instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG).