EPE Participa do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG

A EPE, vem participando, por meio da DPG, do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG. O grupo foi criado, através de uma parceria formal de cooperação entre diversas entidades para o estabelecimento de um grupo acadêmico de discussão e estudos direcionado para pesquisa e geração de conhecimento na área de geopolítica da energia.

Na coordenação efetiva das atividades deste grupo estão o Comandante Guilherme Sandoval,  doutor em Direito e chefe da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG e doutora Fernanda das Graças Corrêa, da Assessoria de Planejamento Estratégico na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul / ESG.

As reuniões ocorrerão mensalmente a partir de janeiro, durante as quais será discutido um tema específico relacionado à temática da Geopolítica da Energia e de Transição Energética.

À EPE, na figura do Diretor José Mauro, coube realizar a primeira contribuição para o grupo, no dia 25/01. A apresentação do José Mauro teve como objetivo apresentar a EPE e os fundamentos do planejamento energético, de uma maneira ampla.

Também foram apresentados os nossos principais produtos – PDE e BEN e suas metodologias e resultados.

Além da EPE e da ESG, participam das discussões representantes de empresas, como a Petrobras, bem como representantes da Academia, como o GESEL (UFRJ), a UFF e a FGV.


JM.jpg

Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Maio de 2019

22/08/2019 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 (data-base: julho de 2017).

EPE realiza II Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/08/2019 - A segunda edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, no escritório da EPE.

EPE participa do Workshop “Gás Natural da Amazônia - Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”

21/08/2019 - O Workshop aconteceu dia 20 de agosto, em Manaus. O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza, representaram a EPE no seminário.

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.