EPE participa do I Encontro da série Diálogos da Transição

O primeiro encontro da série Diálogos da Transição, produzida pela epbr em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), aconteceu dia 14 de maio no Rio de Janeiro. 

O presidente da EPE, Thiago Barral, participou da apresentação “O Brasil e o mundo na Transição Energética” e da mesa redonda “Onde estamos e para onde vamos na Transição Energética”, acompanhado da diretora de Desenvolvimento Institucional (CEBDS), Ana Carolina Szklo, e do representante da CDGN Logística Luciano Vilas Boas Jr. 

Na avaliação de Thiago Barral, a sociedade ainda precisa ser preparada para a transição energética, e os agentes envolvidos precisam ter clareza para assim explicar a alocação de custos e benefícios. O presidente destacou que apesar da grande participação de fontes renováveis na matriz energética, a transição para uma economia de baixo carbono depende de um ambiente de negócios favorável, com disposição para promover inovações no mercado e fomentar investimentos. 

“Existem várias estratégias que fazemos nos estudos da EPE. Não é única, mas começa com um desenho de mercado que precifique corretamente os requisitos do sistema. Se não, a gente trava todas as inovações que são a base da transição energética. Sem inovação, não tem transição”.

O presidente apontou também que “se o Brasil votar a crescer de forma acelerada, o país vai precisar de uma ambição maior em eficiência energética e dar conta, como o mundo não está dando conta, de atender o crescimento da demanda prioritariamente com renováveis”. Há um vídeo sobre a apresentação do presidente da EPE já disponível no canal epbr no YouTube.

D6h7lrVXsAEyt8W.jpg


WhatsApp Image 2019-05-15 at 10.39.24.jpeg

Crédito das fotos: epbr


Notícias Relacionadas

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.

Leilão A-6 de 2019: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2019. O Informe Técnico nº 030/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 1 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 1 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão

MME altera data do Leilão A-6/2019 e prorroga prazo para cadastramento

16/05/2019 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 226/2019 que altera para 17 de outubro de 2019 a realização do Leilão "A-6", de 2019. Os empreendedores deverão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE até às 12h do dia 11 de junho de 2019