EPE promove 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País

No dia 29 de março de 2019, foi realizado pela Empresa de Pesquisa Energética o 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País, com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGÁS) e de Transportadores de Gás Natural (TBG, NTS, TSB). 

O Decreto nº 9.616, de 17 de dezembro de 2018, instituiu em seu Artigo 1º que “a EPE elaborará os estudos de expansão da malha dutoviária do País considerando os planos de investimentos dos transportadores, as informações de mercado e as diretrizes do Ministério de Minas e Energia”. Neste sentido, os estudos de expansão da malha dutoviária serão publicados na forma do Plano Indicativo de Gasodutos, onde serão apresentadas análises sobre alternativas de gasodutos de transporte em relação a alguns cenários de oferta e demanda, incluindo avaliações técnicas, econômicas e socioambientais das diversas alternativas de projetos.

No evento foram apresentadas algumas opções preliminares elencadas pela EPE para serem avaliadas no Plano Indicativo de Gasodutos, e os transportadores puderam comentar sobre as suas expectativas quanto a possíveis ampliações na infraestrutura de transporte de gás natural nos próximos 10 anos. De forma geral, os seguintes assuntos foram abordados no evento: (i) perspectivas para o transporte de gás natural; (ii) oportunidades de expansão da malha de gasodutos de transporte; e (iii) planos de investimento dos transportadores. Clique aqui  e acesse a apresentação que disponibilizamos. 

Dentro de um cronograma estabelecido, a EPE publicará o Plano Indicativo de Gasodutos em setembro desse ano.


_MG_9071.JPG

Presidente da EPE, Thiago Barral


_MG_9082.JPG

Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho

_MG_9087.JPG
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix.


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

14/02/2020 - O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para os Leilões A-4 e A-5 /2020

14/02/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga as Notas Técnicas 0013/2020 e 0014/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

EPE publica nota técnica para aumento da capacidade de escoamento de potencial de geração das regiões de Janaúba e Jaíba, em Minas Gerais

12/02/2020 - Foi emitido no dia 05 de fevereiro a Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE).