EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Essa edição do encontro reuniu importantes nomes do setor de energia para debater Mudanças Climáticas e Eficiência Energética. A EPE foi representada pelo diretor José Mauro Coelho, que realizou a primeira palestra do encontro.

Em sua apresentação, diversos assuntos foram abordados como, por exemplo, as emissões antropogências de gases do efeito estufa e sua relação com o aumento da temperatura média global, o impacto das mudanças climáticas, os Acordos Internacionais assumidos pelo Brasil, a Transição Energética para economias de baixo carbono e seus desafios e Eficiência Energética.

O evento promoveu importantes discussões a respeito de políticas eficazes e inovadoras para promover o crescimento sustentável, tratou dos principais desafios da Transição Energética, considerando o crescimento das energias renováveis, a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas, melhorando consequentemente a qualidade de vida da população global.

A próxima edição do Ciclo de Debates será sobre Matriz Energética está marcada para 19 de setembro, também no Prodigy Hotel Santos Dumont, no Rio de Janeiro

JM 2º Ciclo de Debates IBP_foto1_v2.jpg

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico