EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

​A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor. O planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados é fundamental para garantir o suprimento de energia às cerca de 270 localidades, que, por razões técnicas ou econômicas não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). São desde pequenas comunidades, com poucos habitantes, até cidades maiores, como Boa Vista, a única capital brasileira ainda não interligada ao SIN. 

O encontro foi bastante produtivo, principalmente porque as empresas tiveram a oportunidade de apresentar as características de seus mercados, o contexto econômico do seu estado, a população atendida, os investimentos previstos e as premissas que serão adotadas para expansão dos seus mercados. A EPE, por sua vez, apresentou, além do contexto geral dos estudos que realiza para o planejamento de expansão, também fez a demonstração do novo sistema que visa simplificar e agilizar o processo de coleta dos dados, contribuindo para a preparação das empresas no envio das informações que deverão ser entregues à EPE até o dia 30 de junho. A EPE terá a responsabilidade de avaliar tecnicamente as propostas que serão encaminhadas, de forma a subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Em nosso canal no Youtube há um vídeo explicando um pouco mais sobre os sistemas isolados. 

Foto work sistemas isolados.png

Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019 e bate recorde de oferta com mais de 100 GW

11/06/2019 - Foi concluído nesta terça-feira, 11/06/2019, às 12h00, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 222, de 06 de maio de 2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW.

EPE participa da 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy

07/06/2019 - A 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy, que aconteceu entre os dias 3 e 5 junho de 2019, no Rio de Janeiro. O evento é uma ação promovida pelo governo britânico no lançamento de nova fase de colaboração com o Brasil na área de energia.

Usinas Híbridas: EPE Publica a Nota Técnica “Usinas Híbridas no Contexto do Planejamento Energético”

07/06/2019 - Dando prosseguimento à discussão sobre usinas híbridas, iniciada pelas Notas Técnicas “Avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaicas - Proposta metodológica e estudos de Caso”, e “Usinas Híbridas - Uma análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais relevantes ao planejamento”, e continuada no Workshop “Usinas Híbridas no SIN”, esta Nota Técnica traz ao debate questões levantadas recentemente, após a publicação dos documentos anteriores, sobre as chamadas usinas híbridas.

EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

06/06/2019 - A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

EPE participa de fórum global sobre energia limpa

06/06/2019 - O encontro promovido pela Clean Energy Ministerial (CEM) e pela Mission Innovation (MI) aconteceu de 27 a 29 de maio em Vancouver, Canadá. O presidente da EPE, Thiago Barral, representou o Brasil e liderou a delegação pelo segundo ano consecutivo das reuniões.