EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

​A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor. O planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados é fundamental para garantir o suprimento de energia às cerca de 270 localidades, que, por razões técnicas ou econômicas não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). São desde pequenas comunidades, com poucos habitantes, até cidades maiores, como Boa Vista, a única capital brasileira ainda não interligada ao SIN. 

O encontro foi bastante produtivo, principalmente porque as empresas tiveram a oportunidade de apresentar as características de seus mercados, o contexto econômico do seu estado, a população atendida, os investimentos previstos e as premissas que serão adotadas para expansão dos seus mercados. A EPE, por sua vez, apresentou, além do contexto geral dos estudos que realiza para o planejamento de expansão, também fez a demonstração do novo sistema que visa simplificar e agilizar o processo de coleta dos dados, contribuindo para a preparação das empresas no envio das informações que deverão ser entregues à EPE até o dia 30 de junho. A EPE terá a responsabilidade de avaliar tecnicamente as propostas que serão encaminhadas, de forma a subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Em nosso canal no Youtube há um vídeo explicando um pouco mais sobre os sistemas isolados. 

Foto work sistemas isolados.png

Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.