EPE Publica a Segunda Versão do Relatório de Monitoramento do Progresso de Eficiência Energética no Brasil

A segunda edição do relatório de monitoramento do progresso de eficiência energética no Brasil foi concluída pela EPE.  A primeira edição ocorreu em 2014 e este estudo apresenta  indicadores globais de eficiência energética referentes à economia como um todo, bem como aborda setores de consumo final como residências, indústrias etc., realizando análises setoriais das tendências desses indicadores em cada setor.  Este estudo resulta do monitoramento realizada através da base de indicadores de eficiência energética (BIEE), aderente à base ODYSSEE utilizada na União Européia para monitoramento de ganhos de eficiência energética, tendo sido customizada para o Brasil pela ENERDATA, com o apoio da GIZ, no âmbito da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha. 

O relatório, parte da série "Estudos de Eficiência Energética", pode ser acessado através do seguinte caminho no sítio eletrônico da EPE: "NT DEA 025/17: Monitorando o Progresso da Eficiência Energética no Brasil. Indicadores e Análises Setoriais."

Acesso à Publicação da Nota Técnica em Estudos.


Notícias Relacionadas

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018

17/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica na rede de distribuição nos últimos cinco anos, com ênfase no ano de 2017 (ano base).

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 2% em agosto

28/09/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 38.596 GWh em agosto, nível 2,0% superior ao verificado nesse mês em 2017. Conforme as regiões geográficas, a Norte foi a única a registrar queda no consumo (-11,4%). A melhor taxa foi obtida pela região Centro Oeste (+4,2%), seguida da Nordeste (+3,7%), da Sudeste (+3,1%) e da Sul (+2,4%). Em doze meses a expansão no consumo ficou em 1,6%, com as regiões Centro Oeste (+2,9%) e Sul (+2,7%) apresentando melhores resultados.

EPE apresenta os resultados do levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira, no âmbito do projeto META

13/09/2018 - Com o objetivo de apresentar os resultados parciais do estudo “Análise da Eficiência Energética em Setores Selecionados da Indústria”, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e o Ministério de Minas e Energia (MME), a SEE/DEA realizou no dia 29/agosto, no auditório do MME.

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).