EPE publica Nota Técnica: “Precificação de óleo combustível marítimo para cabotagem”

Com os propósitos de desenvolvimento de uma matriz de transportes mais eficiente, de redução dos custos logísticos, da otimização dos recursos públicos nos investimentos em infraestrutura e do incremento da participação privada nos projetos de infraestrutura logística, o Governo Federal vem desenvolvendo estudos destinados a subsidiar a elaboração de novas políticas e diretrizes para o estímulo ao transporte de cargas através da cabotagem, buscando promover a ampliação desse segmento na matriz logística brasileira.

A presente Nota Técnica traça um perfil dessa modalidade de navegação no País e desenvolve um estudo de caso avaliando os efeitos fiscais de uma hipotética não incidência tributária sobre a venda do bunker utilizado na cabotagem, objetivando auxiliar na solução dos obstáculos ao desenvolvimento dessa atividade no Brasil.

Nota Técnica: Precificação de óleo combustível marítimo para cabotagem

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

30/12/2019 - A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.