EPE publica NT Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD)

Nos últimos anos, tem-se observado uma aceleração da inserção dos Recursos Energéticos Distribuídos (RED)[1], justificada principalmente pela redução nos custos de investimentos e transação, pela maior disseminação das tecnologias de telecomunicação e controle e pelo papel mais ativo dos consumidores. Com o intuito de dar transparência ao trabalho desenvolvido pela EPE, estimular a pesquisa no campo das projeções de geração distribuída e de receber contribuições construtivas acerca da metodologia utilizada, a EPE publica este documento com uma descrição do Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD).

[1] Inclui i) geração distribuída (GD), ii) armazenamento de energia, iii) veículos elétricos (VE) e estrutura de recarga, iv) eficiência energética e v) gerenciamento pelo lado da demanda (GLD).

NT Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD): Metodologia – Versão PDE 2029

Notícias Relacionadas

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.

Planejamento Anual da Operação Energética 2020-2024

04/12/2019 - O ONS, a EPE e a CCEE apresentam as previsões de carga referentes ao Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2020 (2020-2024).

EPE promove o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”

03/12/2019 - No dia 28/11, a EPE, o MME e a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveram o workshop “Status e benefícios da eficiência energética: perspectivas brasileiras e globais”. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do “Atlas de Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores”, que contém o monitoramento do progresso da eficiência energética no país ao longo dos anos.