EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Março de 2020.

A nova edição dos Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aborda os principais eventos ocorridos na indústria de petróleo e gás natural, no contexto internacional e nacional, no mês de março de 2020.

A pandemia de COVID-19 ocasionou mudanças significativas nos padrões mundiais de oferta e demanda de energia. Os preços do petróleo, em particular, caíram consideravelmente, impulsionados em grande parte pela contração econômica causada pelas medidas sociais e econômicas de contenção da pandemia e por um aumento repentino no fornecimento de petróleo, após o revés no acordo de cortes da Opep+. Ademais, a guerra de participação de mercado entre a Arábia Saudita e a Rússia contribuiu para redução dos preços internacionais aos menores patamares deste 2004, entenebrecendo as perspectivas de oferta e demanda no futuro imediato.

Os preços médios do gás natural no Henry Hub decresceram em março, em consequência das temperaturas mais elevadas que o normal no inverno dos EUA com a redução da demanda. Além disso, o gás natural sofreu reflexos oriundos da reunião da OPEP+ e dos efeitos econômicos da pandemia de COVID-19. Em relação ao gás natural liquefeito, os mercados internacionais vêm atingindo recordes históricos de preços baixos devido aos choques de aumento da oferta global e de redução da demanda nos países europeus e asiáticos.

No contexto nacional, o mês de março registrou assinaturas de contratos exploratórios e acordos de fornecimento de gás natural, bem como a continuidade dos planos de desinvestimentos da Petrobras. Todavia, empresas nacionais e estrangeiras atuantes no País já começaram a adequar seus planos de produção, de refino e de investimentos às novas condições de preços e demanda de energéticos do mercado mundial

Acesse o documento completo: Fatos Relevantes da Indústria do Óleo e Gás – Março/2020


Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.