EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica), ocorreu nos dias 09 e 10 de maio. O fórum que reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas a partir dos sistemas SIMPLES/SAM, dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, e o Balanço Energético Nacional.

COPAM.jpg

Nesta edição, além das tradicionais apresentações sobre economia e mercado de energia, as palestras versaram sobre o tema “Curvas de Carga Horária no Planejamento de Geração”, com o objetivo mostrar a necessidade de um novo olhar para a expansão da oferta de geração de energia, a partir da qual se buscou discutir possíveis abordagens para lidar - por um lado (o da oferta) - com o aumento da participação de fontes renováveis não controláveis (tais como eólica e solar) e - por outro (o da demanda) - com a penetração de novas tecnologias (como os veículos elétricos, por exemplo), além de impactos de alteração de estruturas tarifárias, dentre outros efeitos que certamente contribuirão para alteração dos perfis das curvas de carga do Sistema nos próximos anos.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Celesc Distribuição, Instituto Acende Brasil, Grupo EDP, e Daimon Engenharia e Sistemas, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição. Um resumo das apresentações será apresentado na edição de maio/2019 da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.



Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.