EPE realiza o Workshop "Usinas Híbridas no SIN"

No dia 15 de maio de 2019 ocorreu o Workshop "Usinas Híbridas no SIN", organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, reunindo mais de 90 participantes, de diversos setores, no auditório da EPE. 

O evento teve o intuito de nivelar conceitos sobre usinas híbridas por meio de apresentações e debates entre os diferentes agentes do setor, a fim de proporcionar uma participação mais qualificada na Consulta Pública da ANEEL sobre o tema, prevista para acontecer este ano.

A abertura do Workshop foi realizada pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, sendo seguida pelas palestras das empresas Enel Green Power e Casa dos Ventos que apresentaram suas experiências e estudos de casos de usinas híbridas.

Na segunda parte do evento foi apresentado o estudo da MRTS Consultoria, em que foram abordadas análises de complementariedade e questões regulatórias. Em seguida, a EPE apresentou os resultados das notas técnicas EPE-DEE-NT-025/2017-r0 e EPE-DEE-NT-011/2018-r0 que abordam metodologias para estudos de casos de usinas eólico-fotovoltaicas e aspectos comerciais e regulatórios. Foram divulgados, ainda, os resultados preliminares de uma terceira nota técnica, que abordará experiências internacionais com o hibridismo e questões relativas ao planejamento energético.

Por fim houve uma mesa redonda, com participação dos apresentadores e do representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, em que foram debatidas as principais questões sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da EPE no Youtube e no Facebook.

Além da agenda do evento, estão disponíveis abaixo as apresentações realizadas durante o evento e os links para os vídeos:

Convite / Programação

Apresentação EPE

Apresentação MRTS

Apresentação Casa dos Ventos

Vídeo do Youtube

Vídeo do Facebook - Parte I

Vídeo do Facebook - Parte II

editada4.jpg

editada5.jpg

editado1.jpg


editado2.jpg


Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.