EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

​No dia 02 de abril de 2019 ocorreu o Workshop "Energia Eólica Marítima". O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ. 

O workshop contou com mais de 100 participantes, que lotaram o auditório da EPE  reunindo os mais diversos setores, como academia, associações de classe, agências de cooperação internacional, instituições governamentais, pesquisadores, consultores e empreendedores do setor eólico onshore e offshore. 

Durante as palestras foram apresentados os resultados preliminares dos estudos de potencial eólico marítimo desenvolvidos pela EPE. Estes estudos fazem parte do Roadmap, que tem a finalidade de identificar oportunidades, barreiras e caminhos para que a energia eólica marítima possa ter condições de competição com as demais alternativas de geração de energia elétrica no Brasil. Assim, poderá auxiliar o aperfeiçoamento de políticas e esclarecimento da regulação aplicável a esse tipo de projeto.

Além da agenda do evento, estão disponíveis, na listagem abaixo, as apresentações realizadas durante o evento:

Bases de Dados de Reanálises e Modelos de Mesoescala
Metodologia para Elaboração de Atlas Eólicos
Potencial Energético Marítimo no Brasil: Resultados Preliminares
WebMap-Eólicas Offshore
Road Map - Energia Eólica Marítima no Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - CERNE
Regulamentação para o Desenvolvimento do Mercado Eólico Offshore do Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - Machado Meyer

_MG_9207.png


_MG_9219.png


Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.