EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

​No dia 02 de abril de 2019 ocorreu o Workshop "Energia Eólica Marítima". O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ. 

O workshop contou com mais de 100 participantes, que lotaram o auditório da EPE  reunindo os mais diversos setores, como academia, associações de classe, agências de cooperação internacional, instituições governamentais, pesquisadores, consultores e empreendedores do setor eólico onshore e offshore. 

Durante as palestras foram apresentados os resultados preliminares dos estudos de potencial eólico marítimo desenvolvidos pela EPE. Estes estudos fazem parte do Roadmap, que tem a finalidade de identificar oportunidades, barreiras e caminhos para que a energia eólica marítima possa ter condições de competição com as demais alternativas de geração de energia elétrica no Brasil. Assim, poderá auxiliar o aperfeiçoamento de políticas e esclarecimento da regulação aplicável a esse tipo de projeto.

Além da agenda do evento, estão disponíveis, na listagem abaixo, as apresentações realizadas durante o evento:

Bases de Dados de Reanálises e Modelos de Mesoescala
Metodologia para Elaboração de Atlas Eólicos
Potencial Energético Marítimo no Brasil: Resultados Preliminares
WebMap-Eólicas Offshore
Road Map - Energia Eólica Marítima no Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - CERNE
Regulamentação para o Desenvolvimento do Mercado Eólico Offshore do Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - Machado Meyer

_MG_9207.png


_MG_9219.png


Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.