EPE realizou evento de Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita

No dia 19 de fevereiro de 2020, ocorreu o Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita, na EPE – Rio de Janeiro.

Em sua sétima edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo ampliou seu escopo e passa a ser denominado por Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás. Nesta edição, apresenta o panorama da Arábia Saudita. Detentor da 2ª maior reserva provada de petróleo, este país mantém uma das maiores capacidades de produção de petróleo e gás natural, e é o principal exportador de petróleo do mundo. Ao longo das últimas décadas, o reino frequentemente foi responsável por equilibrar a oferta e demanda mundial de petróleo. Atualmente, dada sua atividade econômica ser fortemente dependente do setor de petróleo, o governo saudita está investindo para diversificar as suas fontes de receitas, além de assegurar um mercado futuro para suas vultosas reservas de hidrocarbonetos.

O Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresenta, semestralmente, análises dos principais temas da indústria petrolífera mundial, com ênfase em aspectos técnicos, econômicos e geopolíticos, tendo como compromissos o grau de relevância, a credibilidade e a adequação ao público leitor. Com conteúdo sucinto e de fácil entendimento, tal publicação busca informar a sociedade, bem como subsidiar estudos para o planejamento energético nacional.

Durante o evento também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a EPE e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), com o objetivo de estabelecer um instrumento formal, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de ações de interesse mútuo entre as partes.

Com os benefícios advindos do Acordo como, por exemplo, a troca de conhecimento técnico que será realizada especialmente sobre o tema Geopolítica do petróleo no Oriente Médio, o aprimoramento e a ampliação do conhecimento por parte do corpo técnico da EPE será propiciado, contribuindo para a qualidade dos estudos realizados, como as projeções de preços de petróleo e derivados.

O Presidente da EPE, o senhor Thiago Barral, e o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o senhor José Mauro Coelho, estiveram presentes como representantes da EPE na assinatura do referente Acordo. A senhora Janine Tavares Bezerra de Menezes, Diretora de Marketing e Estratégia da CCAB, foi a representante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o senhor Felipe Kury, também esteve presente no evento, além de representantes de outros órgãos e empresas do setor como Transpetro, Petrobras, dentre outros. Universidades e demais entidades e profissionais liberais também participaram do evento.

Acesse aqui a apresentação realizada durante o evento. 


_MG_9774.JPG

_MG_9781.JPG

_MG_9789.JPG

_MG_9812.JPG

_MG_9815.JPG

Notícias Relacionadas

José Mauro Ferreira, diretor da EPE, é o novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME

06/04/2020 - José Mauro Ferreira, diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) será o novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 6 de abril.

Como viabilizar o aproveitamento energético dos Resíduos Sólidos Urbanos?

06/04/2020 - Após a publicação do Informe Técnico “Potencial Energético dos Resíduos Urbanos”, no final de 2019, a EPE publica agora um novo estudo, avançando as análises anteriores. O novo Informe busca avaliar os modelos de negócios para a viabilização do aproveitamento energético dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), com foco na produção de eletricidade

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com redução de 1,3% em fevereiro

31/03/2020 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.697 GWh em fevereiro, representando uma queda de 1,3% em relação ao mês de 2019, sob influência maior das regiões Sudeste (-3,7%) e Sul (-1,9%). Entre as regiões geográficas, somente a Região Norte (+17,7%) registrou alta no consumo de energia elétrica. As demais, Sudeste (-3,7%), Sul (-1,9%), Centro-Oeste (-0,6%) e Nordeste (-0,3%) apresentaram queda.

1ª Revisão Quadrimestral 2020: explicando os fundamentos do cenário

31/03/2020 - Em meio às discussões sobre os eventuais impactos da pandemia do coronavírus (ou COVID-19) no País, a 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional 2020-2024, elaborada em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, teve o papel de reavaliar o cenário de expansão da demanda elétrica.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.