EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor. A apresentação do PIPE, PIG e PIO indicaram a necessidade de investimentos em logística e produção de combustível, com destaque para etanol e biodiesel, bem como para construção e ampliação da malha de gasodutos com objetivo de interligar polos de oferta de gás à malha já existente.

Para entender a importância deste evento para a melhoria no setor e para as pesquisas da EPE confira o vídeo com depoimentos dos diretores José Mauro Ferreira e Giovani Machado sobre a partição da empresa, os estudos apresentados os resultados atingidos. Durante o evento, o estande da EPE ofereceu miniapresentações para o público, que já estão disponíveis para acesso:

Análises Socioambientais PIG

GTL as Option for Monetizing Natural Gas from Pre-Salt in Brazil

Natural Gas Infrastructures in Brazil and South America

Pipelines in South Region

FLNG as Option to Monetizing Natural Gas from Pre-Salt in Brazil

LNG for Transport

Offshore Break-Even Princes

Pipelines Linked to LNG Terminals

Relevância da Infraestrutura Dutoviária 

TPA Exemption in the EU Gas Sector

A Rio Pipeline 2019 atingiu o objetivo de abordar a melhoria da eficiência, qualidade e segurança no transporte por dutos, em busca da construção de um canal de comunicação e uma relação de confiança entre a indústria e a sociedade, explicitando os benefícios e a importância desta atividade para o desenvolvimento dos países. 

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

30/12/2019 - A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.