EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as  contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:


Artigo: Eólicas e Leilões de Energia: Uma história de 12 anos

Autores: 

Gustavo Ponte é engenheiro mecânico pela UnB, pós graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. Trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica.

Josina Saraiva Ximenes é engenheira mecânica pela UFBA e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ. Trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Mariana de Queiroz Andrade é engenheira de produção formada pelo CEFET/RJ e atualmente cursa MBA em Gestão de Energias Renováveis na UNESA. Trabalha na EPE desde 2013 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Thiago Ivanoski Teixeira é engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ e em Finanças pelo IBMEC. Trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia.

 

Artigo: O Potencial Eólico Offshore do Brasil

Autor:

Emilio Hiroshi Matsumura possui graduação em Ciências Econômicas (1993) e doutorado em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Desde 2006 trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é assessor da presidência, tendo, entre outras funções, a de consolidar e sistematizar os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE).


Premissas para Inserção de Energia Eólica na Expansão do SIN

Autores:

Gustavo Haydt é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2013. Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Flávio Rosa é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

Além dos artigos disponíveis neste link, a edição traz um panorama em construção permanente com os principais aspectos do cenário econômico e regulatório do segmento de energia eólica; uma abordagem sobre as transações com certificados de energia renovável, atualização dos atlas eólicos brasileiro e estaduais e tecnologias para aumento da eficiência dos parques; análise da situação dos investidores e fornecedores da cadeia eólica, com ranking de empreendedores por MW instalado e capacidade produtiva dos fabricantes entre outros temas relevantes para o Cenário Eólico, confira aqui o portal.

Em breve, iremos divulgar também a participação da EPE nas edições especiais de petróleo, gás e solar.

CapaCenEolica2019.jpg


Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.