EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as  contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:


Artigo: Eólicas e Leilões de Energia: Uma história de 12 anos

Autores: 

Gustavo Ponte é engenheiro mecânico pela UnB, pós graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. Trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica.

Josina Saraiva Ximenes é engenheira mecânica pela UFBA e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ. Trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Mariana de Queiroz Andrade é engenheira de produção formada pelo CEFET/RJ e atualmente cursa MBA em Gestão de Energias Renováveis na UNESA. Trabalha na EPE desde 2013 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Thiago Ivanoski Teixeira é engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ e em Finanças pelo IBMEC. Trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia.

 

Artigo: O Potencial Eólico Offshore do Brasil

Autor:

Emilio Hiroshi Matsumura possui graduação em Ciências Econômicas (1993) e doutorado em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Desde 2006 trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é assessor da presidência, tendo, entre outras funções, a de consolidar e sistematizar os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE).


Premissas para Inserção de Energia Eólica na Expansão do SIN

Autores:

Gustavo Haydt é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2013. Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Flávio Rosa é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

Além dos artigos disponíveis neste link, a edição traz um panorama em construção permanente com os principais aspectos do cenário econômico e regulatório do segmento de energia eólica; uma abordagem sobre as transações com certificados de energia renovável, atualização dos atlas eólicos brasileiro e estaduais e tecnologias para aumento da eficiência dos parques; análise da situação dos investidores e fornecedores da cadeia eólica, com ranking de empreendedores por MW instalado e capacidade produtiva dos fabricantes entre outros temas relevantes para o Cenário Eólico, confira aqui o portal.

Em breve, iremos divulgar também a participação da EPE nas edições especiais de petróleo, gás e solar.

CapaCenEolica2019.jpg


Notícias Relacionadas

EPE participa pela primeira vez do evento Campus Party

14/02/2019 - Pela primeira vez, a Empresa de Pesquisa Energética foi convidada a participar do evento Campus Party, um dos principais eventos de tecnologia do cenário. A EPE, representada pela Assessora de Comunicação Social, Maura Xerfan e pela Analista de Pesquisa Energética, Natalia Moraes, participará do evento com o projeto ABCDEnergia; projeto esse voltado para o público jovem, onde são abordados assuntos do cenário energético de forma lúdica e educativa.

País precisa diversificar fontes de energia sem gerar ineficiências

13/02/2019 - País precisa diversificar fontes de energia sem gerar ineficiências Responsável pela coordenação dos estudos que subsidiarão o pla- nejamento energético do governo de Jair Bolsonaro, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, vê com bons olhos o avanço da energia eólica e solar e a diversificação dos recur- sos energéticos brasileiros. Ele en- tende, no entanto, que há necessi- dade de aperfeiçoamento do mo- delo de avaliação da segurança energética do país em relação ao novo cenário e que a solução deve ter razoabilidade econômica, para não onerar consumidores nem prejudicar investidores

EPE participa da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre Porto Central e Porto de Pecém

06/02/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, acompanhado de seu assessor, Alexandre Cobbett, representando a EPE e o secretário de Petróleo Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, participou e discursou na solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções entre Porto Central, situado no Espírito Santo, na sede da FINDES, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Presidente da EPE

04/02/2019 - Aos 35 anos, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A nomeação ocorreu na sexta-feira (01/02), por despacho da secretaria-geral e hoje (04/02) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com pequena alta de 0,5% em dezembro

31/01/2019 - A demanda nacional de energia elétrica na rede totalizou 39.771 GWh em dezembro, representando crescimento de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2017. No ano, a variação foi de +1,1% frente ao ano anterior.