Flexibilidade no sistema elétrico é tema de evento e publicação conjunta da EPE, MME e Ministério Alemão de Economia e Energia

A EPE e o MME, em parceria com o Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi), com o apoio da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) organizaram o Workshop " Untapping flexibility in power systems", com o objetivo de discutir estratégias para a garantia de flexibilidade operacional nos seus sistemas elétricos, especialmente diante do crescimento das fontes renováveis na matriz, notadamente a energia eólica e a solar fotovoltaica. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 2017, nas instalações da EPE, com apresentações e debates com especialistas do Brasil e da Europa.

A abertura teve falas do Presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, do diretor do MME, Carlos Alexandre Pires, e do Chefe Adjunto da Divisão de Renováveis da BMWi, Ralf Christmann. Entre os convidados, especialistas de instituições relevantes do setor elétrico brasileiro, como EPE, CCEE, CEPEL e ONS, além de Christian Segnitz, representante da embaixada alemã.

As apresentações começaram com uma visão abrangente dos sistemas elétricos brasileiro e alemão e os principais fatores que explicam a crescente necessidade de flexibilidade operacional, sobretudo a penetração de fontes como eólica e solar. Uma das apresentações abordou o conceito inovador de "Virtual Power Plant", que faz uso da tecnologia para agregar recursos energéticos distribuídos e oferecer serviços para o sistema (incluindo gerenciamento pelo lado da demanda), em um ambiente competitivo. Outra apresentação abordou o "Flexibility Tracker", ferramenta para avaliar como os sistemas estão desenvolvidos em termos de flexibilidade. Por fim, foram debatidos diversos possíveis ajustes nos sinais do mercado e nas disposições regulatórias para viabilizar a oferta eficiente de flexibilidade para a operação dos sistemas elétricos.

Ao final, as instituições produziram um relatório que traz uma síntese das apresentações e discussões, documento que pode ser acessado no link abaixo.

Untapping flexibility in power systems

 

8.jpg

 

Você também pode acessar este vídeo produzido pela EPE sobre a importância da flexibilidade e como esse tema está sendo pensado nos estudos de planejamento energético.





Notícias Relacionadas

ANP divulga resultado de TPC sobre substituição de GNL importado por gás doméstico

17/01/2019 - ANP está divulgando a consolidação das respostas à Tomada Pública de Contribuições (TPC) 05/2018, realizada em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A TPC teve o o objetivo de coletar contribuições para avaliar mecanismos de substituição do gás natural liquefeito (GNL) importado por gás doméstico (de produção nacional) nos contratos de fornecimento de gás, quando projetos de produção estiverem concluídos, tendo em vista que podem contribuir para a redução dos custos de geração de energia elétrica, incluindo benefícios econômicos aos consumidores de energia. A TPC não teve como objetivo qualquer alteração em contratos vigentes. A discussão tratou somente de cláusulas que poderão ser usadas em contratos futuros.

EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

15/01/2019 - A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Nele, além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da Brasil Energia, você terá acesso as contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:

Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2019 (2019-2023)

11/01/2019 - O documento tem por objetivo apresentar o detalhamento das premissas e dos resultados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2019-2023, elaborados em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, antecipados no correspondente Boletim Técnico, divulgado no final do mês de novembro de 2019. Essas previsões de carga passaram a ser utilizadas a partir do Programa Mensal da Operação (PMO) de janeiro/2019.

Pela primeira vez, a EPE publica o Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2023 – Ciclo 2018

08/01/2019 - A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março de 2018, solicita que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados elaborem proposta de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores situados em Sistemas Isolados, e as encaminhe para avaliação técnica da EPE e posterior aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME),

EPE realiza Lançamento de Notas Técnicas sobre Gás Natural

07/01/2019 - Ocorreu, no dia 18 de dezembro de 2018, no auditório da EPE, o evento “Lançamento de Notas Técnicas sobre Gás Natural”. Neste evento, organizado pela Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, foram abordadas as perspectivas para a indústria de gás natural no Brasil nos próximos anos, tendo como pano de fundo três estudos publicados pela EPE no final de 2018.