Informativo sobre modelo NEWAVE

Versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo centro de pesquisa

A Empresa de Pesquisa Energética, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informam que está disponível para o mercado a versão 25.0.1 do programa Newave. Essa versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo CEPEL, responsável pelo desenvolvimento dos modelos computacionais. O Centro de Pesquisas divulgará, o mais breve possível, uma nota técnica com o detalhamento do problema.

Em 2 de setembro de 2019, foi identificado um erro de implementação na versão 25 do modelo NEWAVE (versão vigente em 2019), que impacta as restrições de geração hidráulica máxima – GHMAX dos Reservatórios Equivalentes de Energia – REEs. 

As restrições de GHMAX, no modelo NEWAVE, são uma representação simplificada das funções de produção das usinas hidroelétricas e são definidas a partir de um polinômio de segundo grau, que é estimado de forma a representar a variação da produção das usinas hidroelétricas, em função da variação do armazenamento dos REEs. O erro de implementação identificado afeta os coeficientes dos polinômios de GHMAX. 

A inconsistência foi introduzida durante as alterações para representação da variação do nível de montante para usinas a fio d'água ocorrido na versão 24.3.10 (datada de 31/08/2018), que originou a versão 25 deste modelo, que está em vigor desde o PMO de janeiro de 2019.


Notícias Relacionadas

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.

EPE realiza III Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

02/12/2019 - A terceira edição do Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019 ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro no escritório da EPE do Rio de Janeiro. O fórum é uma das iniciativas da Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica (COPAM) e reúne, além das concessionárias de distribuição de energia elétrica, outras instituições do setor, tais como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ele é coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

EPE disponibiliza códigos-fonte e dados de entrada do modelo MDI empregados no PDE 2029

29/11/2019 - A EPE disponibiliza na íntegra os códigos-fonte e os dados de entrada do Modelo de Decisão de Investimentos (MDI) empregados no PDE 2029, que se encontra em Consulta Pública. Essa disponibilização tem como objetivos ampliar a transparência no processo de planejamento da expansão e permitir que a sociedade possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da modelagem matemática empregada nos estudos de planejamento.

EPE disponibiliza NT sobre Sistemas de Armazenamento em Baterias

29/11/2019 - Dentre as possíveis formas de armazenamento de energia, as baterias eletroquímicas se apresentam como candidatas potenciais a diversas aplicações no setor elétrico brasileiro, sobretudo por sua capacidade de resposta instantânea, modularidade e flexibilidade operativa e locacional, podendo ser utilizadas tanto em soluções centralizadas como distribuídas.