Informativo sobre modelo NEWAVE

Versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo centro de pesquisa

A Empresa de Pesquisa Energética, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informam que está disponível para o mercado a versão 25.0.1 do programa Newave. Essa versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo CEPEL, responsável pelo desenvolvimento dos modelos computacionais. O Centro de Pesquisas divulgará, o mais breve possível, uma nota técnica com o detalhamento do problema.

Em 2 de setembro de 2019, foi identificado um erro de implementação na versão 25 do modelo NEWAVE (versão vigente em 2019), que impacta as restrições de geração hidráulica máxima – GHMAX dos Reservatórios Equivalentes de Energia – REEs. 

As restrições de GHMAX, no modelo NEWAVE, são uma representação simplificada das funções de produção das usinas hidroelétricas e são definidas a partir de um polinômio de segundo grau, que é estimado de forma a representar a variação da produção das usinas hidroelétricas, em função da variação do armazenamento dos REEs. O erro de implementação identificado afeta os coeficientes dos polinômios de GHMAX. 

A inconsistência foi introduzida durante as alterações para representação da variação do nível de montante para usinas a fio d'água ocorrido na versão 24.3.10 (datada de 31/08/2018), que originou a versão 25 deste modelo, que está em vigor desde o PMO de janeiro de 2019.


Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.