INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL. Dessa forma, o objetivo deste Informe é apresentar um panorama atual da dinâmica da indústria mundial de GNL e suas perspectivas, considerando-se a tendência de flexibilização contratual para contratos mais curtos frente aos de longo prazo, aumento do mercado spot, bem como as expectativas acerca do patamar de preços do GNL e suas implicações para a competitividade do gás natural (em particular, para o Brasil).

Este informe se insere como um complemento das informações relativas ao mercado internacional de gás natural dentro do contexto do PDE 2018-2027.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018


Notícias Relacionadas

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica estudo sobre Estocagem Subterranea de Gas Natural

13/11/2018 - A história e o desenvolvimento da estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) é indissociável da do gás natural. Por se tratar de uma indústria de rede, a indústria de gás natural requereu desde o seu início tecnologias para lidar com o descasamento temporal e espacial da oferta e da demanda.

Webinar “Energy Efficiency Market Report 2018” da Agência Internacional de Energia - Convite

12/11/2018 - Com apoio do MME, da EPE e da Secretaria de Energia (SENER) do México, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre o relatório “Energy Efficiency Market Report 2018” (Relatório de Mercado de Eficiência Energética 2018), publicado recentemente pela AIE.

Dois volumes da Série “O papel da EPE” são publicados

07/11/2018 - No sentido de promover maior transparência sobre suas atividades e papel institucional, a EPE publica hoje dois volumes da Série “O papel da EPE”, trabalho que busca validar eixos estratégicos de atuação da EPE e promover maior aproximação com a sociedade.