MME publica conjunto de estudos de apoio ao PNE 2050

São 23 documentos que abrangem registros de workshops e notas técnicas e estudos feitos pela EPE em 2018

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta segunda-feira (28), em sua página na internet, uma série de estudos realizados para apoiar a elaboração do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050). As análises foram feitas ao longo de 2018 em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e, segundo o MME, seguiram recomendações e diretrizes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) da pasta.

O conjunto totaliza 23 documentos que abrangem os registros de quatro workshops e de notas técnicas e estudos da EPE desenvolvidos no ano passado. Os workshops e as reuniões complementares contaram com a participação de mais de 250 representantes de dezenas de órgãos do governo e entidades setoriais e de classe.

Nos encontros, foram discutidos pontos como planos, políticas, estratégias, prospectivas de mercado e de inovação tecnológica que apresentam interface com o setor energético. O MME disponibilizou o e-mail die@mme.gov.br para dúvidas e sugestões acerca dos trabalhos.

Veja abaixo a relação de estudos de apoio do PNE 2050 publicados hoje pelo MME. Para acessar os trabalhos, clique aqui.

 1º e 2º Workshop com governo – áreas de infraestrutura e economia 12/abr e 03/mai/18

 3º Workshop com grandes consumidores 12/jun/18

4º Workshop sobre cenários tecnológicos 19/set/18

Subsídios para Elaboração do Plano Nacional de Energia 2050 – (NT PR 02/18)

Análise Comparativa de Planos de Energéticos de Longo Prazo de Países da América Latina – (NT PR 03/18)

Potencial dos Recursos Energéticos no Horizonte 2050 – (NT PR 04/18)

Premissas e Custos da Oferta de Energia Elétrica no Horizonte de 2050 – (NT PR 07/18)

Cenários Econômicos para o PNE 2050

 Cenários de Demanda para o PNE 2050

Recursos Energéticos Distribuídos 2050 – (NT PR 08/18)

Premissas e Custos da Oferta de Combustíveis no Horizonte de 2050 – (NT PR 09/18)

Desafios da Transmissão no Longo Prazo

Panorama e Perspectivas sobre Integração Energética Regional

Mudanças Climáticas e Desdobramentos sobre os Estudos de Planejamento Energético: Considerações Iniciais

Considerações sobre Comportamento do Consumidor

Desafios do Pré-Sal

Disponibilidade Hídrica e Usos Múltiplos

Considerações sobre a Participação do Gás Natural na Matriz Energética no Longo Prazo

Considerações sobre a Expansão Hidroelétrica nos Estudos de Planejamento Energético de Longo Prazo

Eletromobilidade e Biocombustíveis

Mecanismos de Carbono

Papel da Biomassa na Expansão da Geração de Energia Elétrica

Considerações sobre a Participação da Sociedade no Planejamento de Longo Prazo


Fonte: CanalEnergia 

Nota da ASCOM: A EPE também disponibiliza estes arquivos neste link


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

14/02/2020 - O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para os Leilões A-4 e A-5 /2020

14/02/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga as Notas Técnicas 0013/2020 e 0014/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

EPE publica nota técnica para aumento da capacidade de escoamento de potencial de geração das regiões de Janaúba e Jaíba, em Minas Gerais

12/02/2020 - Foi emitido no dia 05 de fevereiro a Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE).