Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos. Os recursos energéticos distribuídos (RED, ou Distributed Energy Resources – DER em inglês) são definidos como tecnologias de geração e/ou armazenamento de energia elétrica, localizados dentro dos limites da área de uma determinada concessionária de distribuição, normalmente junto a unidades consumidoras, atrás do medidor (“behind-the-meter”). Com frequência essa definição vem se ampliando para abarcar também eficiência energética, resposta da demanda (RD) e gerenciamento pelo lado da demanda (GLD).

Com a nota de discussão, a EPE busca ampliar o diálogo com a sociedade e dar mais transparência ao seu trabalho, trazendo a público uma agenda de desafios a serem enfrentados para que o planejamento energético brasileiro possa fazer frente às novas tecnologias e modelos de negócios que vêm surgindo. No caso dos recursos energéticos distribuídos, a EPE destaca as necessidades de adaptação nos modelos e nas análises desenvolvidas, que envolvendo temas como a representação de novas tecnologias nos modelos, a aplicação de modelos comportamentais, a elaboração de análises de sensibilidade e uso de ferramentas de tomada decisão sob incerteza.

 nota de dicussao.png

A Nota “Recursos Energéticos Distribuídos: Impactos no Planejamento Energético” pode ser acessada clicando AQUI.

Comentários, sugestões e críticas podem ser enviados para o e-mail: comunicacao@epe.gov.br



Notícias Relacionadas

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018

17/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica na rede de distribuição nos últimos cinco anos, com ênfase no ano de 2017 (ano base).

Apresentação do cronograma de trabalho do GT Metodologia-CPAMP para o ciclo 2018/2019

11/10/2018 - No próximo dia 25/10 será realizada reunião para divulgação do cronograma de trabalho do GT Metodologia para o ciclo 2018/2019 e para debater as questões colocadas nas contribuições ao Relatório “Representação da Árvore de Cenários e Variabilidade Amostral”, divulgado no site da EPE em 31/08/2018.

Período Eleitoral - Esclarecimentos

02/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética informa que desde o dia 7 de julho diminuiu o volume de publicação de notícias em seu portal, bem como, a veiculação de conteúdo por meio dos seus canais no Facebook, Twitter e Youtube. A medida atendeu à legislação eleitoral e às orientações da Instrução Normativa n° 01/2018 da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). A suspensão terá validade até 7 de outubro de 2018 ou, caso haja segundo turno nas eleições, até 28 de outubro de 2018.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 2% em agosto

28/09/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 38.596 GWh em agosto, nível 2,0% superior ao verificado nesse mês em 2017. Conforme as regiões geográficas, a Norte foi a única a registrar queda no consumo (-11,4%). A melhor taxa foi obtida pela região Centro Oeste (+4,2%), seguida da Nordeste (+3,7%), da Sudeste (+3,1%) e da Sul (+2,4%). Em doze meses a expansão no consumo ficou em 1,6%, com as regiões Centro Oeste (+2,9%) e Sul (+2,7%) apresentando melhores resultados.

EPE publica Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

27/09/2018 - Este informe objetiva sensibilizar os agentes de geração, sob a ótica do planejamento setorial, sobre a importância da escolha adequada do ponto de conexão dos novos empreendimentos de geração.