Resenha Mensal: alta 4,6% no consumo de energia elétrica em fevereiro.

Houve crescimento de 4,6% no consumo de eletricidade entre fevereiro de 2019 e esse mês em 2018, elevando o volume fornecido através das redes das distribuidoras a 41.162 GWh no mês. No acumulado de doze meses a alta foi de 1,7% e o volume foi de 475.736 GWh. Destaca-se a forte expansão do mercado regulado das distribuidoras, de +6,3% em fevereiro, o que determinou o retorno do volume acumulado em 12 meses ao mesmo nível de igual período imediatamente anterior. No mercado de livre contratação a variação no mês ficou em +0,9%, e no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro em +5,2%. A variação do consumo total conforme as regiões do país repetiu o movimento registrado em janeiro, com apenas o Norte apresentado retração de 9,3%, que foi majoritariamente determinada pela queda do consumo industrial no segmento de metalurgia dos metais não ferrosos (-22,4%).

Proporcionalmente, a maior expansão ocorreu no Centro-Oeste (+9,1%), onde todas as classes tiveram alta. Na região Nordeste, o crescimento foi de +6,9%, no Sul de +6,5% e no Sudeste de +4,4%. No que diz respeito ao consumo por classes em fevereiro, a maior alta foi verificada na Residencial (+9,2%), seguida da Comercial (+7,2%) e Outras (+7,7%), que também nesse período foram favorecidas pelas altas temperaturas, com a ocorrência de muitos dias de calor acima de 28ºC na maioria das capitais do país. A classe Industrial (-2,1%) teve o desempenho impactado pela retração dos segmentos extrativo mineral metálico (-16,4%), fabricação de papel de celulose (-5,6%) e metalurgia (-5,5%).

Nos links a seguir, além de poder baixar o arquivo da Resenha, você também pode ouvir o nosso podcast com comentários sobre o documento.



Infográfico Resenha Março_19.png

Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.