Resenha Mensal: crescimento da demanda de energia elétrica foi de 1,7% no 1º semestre em relação ao mesmo período de 2018.

O consumo nacional de eletricidade totalizou 38.213 GWh em junho, anotando estabilidade em relação ao mesmo mês de 2018. No 1º semestre, o crescimento da demanda de energia elétrica do país foi de 1,7% frente ao mesmo período do ano passado.

Entre as regiões, Centro-Oeste (+4,4%), Norte (+5,3%) e Sul (+2,0%) assinalaram aumento no consumo de eletricidade em junho, que compensaram as quedas no Nordeste (-3,3%) e no Sudeste (-0,6%)  no mês.

Em relação às principais classes de consumo, apesar do declínio de 1,7% nas residências em junho, a classe comercial avançou 3,4% no mês. Já a classe industrial, maior demandante de energia elétrica do país, registrou estabilidade em junho, ainda influenciada, de certo modo, pelos efeitos da greve dos caminhoneiros (maio/2018) e do desastre ambiental em Brumadinho/MG (janeiro/2019).

No recorte cativo e livre, enquanto o mercado cativo caiu 1,3% em junho, o consumo de energia elétrica do mercado livre progrediu 3,1% no mês.

Ouça aqui o podcast deste mês com Thiago Toneli Chagas, Analista de Pesquisa Energética da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos.

O arquivo deste mês e o infográfico seguem abaixo. 

Resenha Mensal - Julho 2019


Infográfico Resenha Junho_19.png

Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE palestra no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília

14/11/2019 - A EPE esteve no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, na última terça (12) para proferir palestra aos Oficiais Generais e Superiores do Exército Brasileiro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.

EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

14/11/2019 - O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.